Lavar as mãos para evitar doenças



O simples hábito de higienizar as mãos é a forma mais poderosa e barata para manter você e sua família sem resfriado, diarreia e outras infecções. Pode até não parecer, mas suas mãos, neste exato instante, têm enormes chances de estarem carregadas de bactérias, vírus, parasitas e fungos.


Isso porque esses bichinhos estão espalhados por todos os lugares e, como usamos muito as mãos, elas acabam ficando infectadas. Mesmo as enfermidades virais, como gripe e conjuntivite, são transmitidas pelas mãos, já que constantemente as colocamos em contato com as membranas mucosas do nariz, dos olhos e da boca.

Dicas que valem sua saúde

* Em ambientes com muitas pessoas, como ônibus e metrô, evite levar as mãos ao rosto, já que você pode ter tocado alguma área contaminada com vírus ou bactérias. Uma boa alternativa é ter um pequeno frasco de álcool gel na bolsa para situações em que você está longe da água e o sabão.

* Quando estiver em um banheiro público, evite tocar em torneiras, maçanetas, assentos sanitários e dispositivos de descarga, pois todos certamente estarão contaminados. Use papel para abrir e fechar portas, torneiras, etc.

* Durante o preparo das refeições, lave as mãos se for manusear diferentes grupos de alimentos para evitar que um passe bactérias para os outros.

O passo a passo para lavar as mãos da maneira correta

Basta água corrente, sabão e um minuto para manter as mãos limpinhas.

* Passo 1: espalhe a água e o sabonete nas mãos. Esfregue a palma e o dorso para remover bactérias, vírus e fungos.
* Passo 2: friccione bem os dedos e os espaços entre eles, entrelaçando as mãos.
* Passo 3: não se esqueça das unhas, um dos lugares preferidos dos micróbios. Você pode esfregar as pontas dos dedos na palma da outra mão para limpá-las.
* Passo 4: enxágue em água corrente, passando uma mão sobre a outra.
* Passo 5: de preferência use papel toalha para secar as mãos. Em banheiros públicos, jamais utilize tolhas de tecido, ainda mais se estiverem encharcadas, pois viram depósitos de bactérias e fungos. Também não adianta enxugar na roupa, pois ela também contém micro-organismos.

Quando é hora de ir para a pía?

* Antes e depois de usar o banheiro.
* Depois de espirrar, tossir e assoar o nariz.
* Depois de estar em ambientes com aglomeração, como ônibus e metrô.
* Antes de comer.
* Antes, durante e depois da preparação das refeições.
* Logo depois de brincar com animais ou manusear a ração.
* Antes e depois de comprimentar uma pessoa que está doente.
* Antes e depois de tratar feridas e cortes.
* Depois de trocar fralda, ou limpar uma criança após o uso do banheiro.
* Depois de levar o lixo para fora de casa.
* Após mexer com cédulas de dinheiro e moedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário