Previna-se das doenças do frio



Com o friozinho chegando é bom ter em conta algumas medidas simples para você se prevenir contra os problemas mais comuns do outono-inverno.


Gripe

Nome popular da influenza, é uma inflamação do sistema respiratório fácilmente confundida com outras viroses e, se não for tratada corretamente, pode evoluir para complicações como a pneumonia. Os sintomas podem aparecer 24 horas após o contágio e podem ser: febre alta, em geral acima de 38 gráus, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, tosse seca e coriza.

Para se prevenir, além da vacina, lavar as maos após tossir, espirrar e antes de comer ou tocar a face; usar lenços descartáveis; evitar sair de casa quando estiver contaminado; e evitar aglomerações.
O tratamento com medicação deve ser indicado pelo médico, repouso, hidratação e alimentação leve.

Conjuntivite

É a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte interna das pálpebras e a superficie dos olhos. Pode ser causada por bactéria, virus ou alergia. Os sintomas são: olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, pálpebras inchadas e visão borrada.
Para se prevenir: lavar as mãos com água e sabão com freqüência; evitar colocar as mãos nos olhos; evitar aglomerações em ambientes fechados; não compartilhar maquiagem, toalhas e colírios.
O tratamento: aplicar compressas com água fria filtrada ao primeiro sinal de desconforto. Não desaparecendo os sinais, procure um médico que indicará um colírio.

Herpes labial

Bolhas que se transformam em pequenas feridas nos lábios. Nessa época, podem ser decorrentes de gripes ou resfriados, que diminuem a resistência do organismo. Os sintomas são: começam com ardor ou coceira que, em até 24 horas, costumam evoluir para bolhas e, depois, para crostas.
Previna-se evitando contato direto com as feridas se alguém estiver com uma infecção por herpes ativa. Não compartilhar copos. O tratamento inclui o uso de cremes tópicos específicos para o problema.

Eczema numular

São lesões avermelhadas, descamativas e arredondadas no tronco e nos membros. Os sintomas são: coceira intensa nas lesões, que piora com banhos quentes e longos.
Como prevenção, tomar banhos mornos, curtos e com sabonetes neutros, e usar hidratantes após o bano. No tratamento, usar medicamentos prescritos pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário