O consumo da soja



A soja tem comprovado vários benefícios para a saúde, o seu consumo ajuda a regular e aliviar os sintomas da menopausa, entre outros.


Enquanto cerca de 85 % das mulheres ocidentais dizem ter sintomas desagradáveis na menopausa, apenas 25% das mulheres orientais reclamam dos mesmos sintomas. A diferença mais significativa entre a alimentação dessas mulheres parece ser um maior consumo de proteína de soja, em relação às mulheres de países ocidentais. Quando a mulher entra na menopausa verifica-se uma diminuição significativa da hormona estradiol, o que leva a alterações da elasticidade dos vasos sanguíneos e à degeneração progressiva dos tecidos, originando por consequência alguns sintomas como: ondas de calor, suor excessivo, insôniadepressão e irritação.

Isoflavonas amigas

Aqui entram os benefícios da soja que, ajuda no que respeita a diminuição das ondas de calor. A soja, e os produtos que dela derivam (tofu, proteína de soja texturizada, leite de soja) contém um componente que imita o estrogênio, dado a sua semelhança estrutural e pelo fato de ser uma substância de origem vegetal, é chamado de fitoestrogênio, sendo a classe mais representativa, as isoflavonas da soja.
Outros benefícios do consumo desta substância são a diminuição do risco de câncer de mama, diminuição do risco de osteoporose, e prevenção de doenças cardiovascularesPopulações que consomem regularmente soja têm menos ataques do coração do que aqueles que obtém a proteína de produtos de origem animal (carne, laticínios inteiros e todas as formas concentradas de gorduras saturadas).
A proteína de soja diminui o colesterol LDL , o mau colesterol, e os triglicéridos, e ainda aumenta os níveis sanguíneos do colesterol HDL, bom colesterol. As isoflavonas são fitoquímicos e previnem a oxidação do colesterol HDL e representam um escudo protetor contra a formação de radicais livres dos vasos sanguíneos.

Receitas com soja

* Bife de soja

Ingredientes: 500 gramas de resíduo de soja ( casca da soja, que sai depois de ferve-la), 2 colheres de sopa de aveia, 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral, 2 colheres de sopa de farinha de rosca, 4 colheres de sopa de beterraba ralada, 2 colheres de sopa de queijo ralado, 2 colheres de sopa de pasta de amendoim, 3 dentes de alho médio picado, 2 ovos, sal pimenta do reino e salsa picada à gosto, 2 ovos batidos para empanar à milanesa.

Modo de fazer: misture todos os ingredientes; amasse bem, dê formato de bifes, passe-os nos ovos batidos e na farinha de rosca, frite-os como bifes de carne e sirva com molho de preferência.

* Soja com brócolis

Ingredientes: 300 gramas de soja, 2 cebolas, 1 folha de louro, 100 ml de azeite, 2 dentes de alho, 1 tomate maduro, 350 gramas de brócolis, sal à gosto.

Modo de fazer: deixe a soja de molho de um dia para outro e retire a água. Coloque o dobro do volume de água, o sal, 1 cebola e a folha de louro e cozinhe por cerca de 45 minutos. Em outra panela, faça um refogado com a outra cebola picada, o alho picado e o tomate em pedaços. Retire meio litro de água da soja cozida e coloque no refogado, acrescetando os brócolis em porcões pequenas e deixando cozinhar até que eles estejam macios. Adicione a soja, prove os temperos e deixe ferver por 10 minutos para apurar. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário