Os cuidados com o calor



Com a chegada do verão, o organismo reage e, apesar de ser a estacão preferida de muitas pessoas, pode trazer alguns incômodos. Veja os problemas que aumentam com o calor e previna-se para aproveitar praias, piscinas e outras delícias na época mais quente do ano.


Problemas no ouvido

O aumento da frequencia da população em praias e piscinas faz com que o índice de casos de otites externas se multiplique no verão, inclusive os de eczemas e micoses de ouvido. Se a exposição à água é muito frequente, é indicado proteger  o ouvido com um molde de silicone.

Conjuntivite

Os riscos aumentam com a exposição dos olhos à água da piscina ou do mar. Os principais sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, inchaço nas pálpebras, secreção e intolerância à luz. Não compartilhe maquiagem e toalhas de rosto e lave as mãos com freqüência. Ao notar os primeiros sintomas procure um oftalmologista.

Foliculite

Suor e depilação aumentam as chances de ter pelos encravados, que podem inflamar e infeccionar. A foliculite é causada por bactérias e, na mulher, costuma surgir no bumbum e nas coxas, mas pode aparecer em cualquer região com pelos. Evite roupas justas, exfolie a pele pelo menos uma vez por semana e use sabonetes antissépticos.

Pressão baixa

Calor excessivo e pouca hidratação são problemas principalmente para quem já sofre de pressão baixa, que pode provocar tontura, formigamento e até desmaio. Beber bastante água durante o dia é o principal fator preventivo. Quando os sintomas surgem, o recomendafo é deitar e levantar as pernas para melhorar a circulação do sangue.

Queimaduras solares

O excesso de exposição solar pode causar pele vermelha e ardência. O ideal é beber bastante água e usar cremes hidratantes à base de aloe vera. Se houver sintomas como bolhas, febre e dores de cabeça, procure um médico para iniciar o tratamento indicado. Não dispense o filtro solar, mesmo em dias nublados.

Gelado faz mal?

No verão é mais comum o uso de ar condicionado e ventiladores, que provocam ressecamento das vias aéreas, favorecendo a ocorrência de faringites, laringites e rinites. Também temos o costume de tomar mais bebidas geladas e sorvetes. Como muitas pessoas têm sensibilidade ao gelado, isso pode ser um fator predisponente na ocorrência de faringites, amigdalites e infecções das vias aéreas altas em geral.

Para evitar esses problemas é preciso: usar umidificadores de ar, não abusar das baixas temperaturas do ar condicionado, e usa-lo apenas para tornar a temperatura agradável; umidificar as narinas com soro fisiológico, e beber bastante líquido, principalmente água, suco de frutas e água de coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário