Os poderes curativos do gengibre



O gengibre é muito utilizado na cozinha pelo seu forte sabor, o que proporciona um toque original aos alimentos. Geralmente usa-se fresco, em conserva, em pó ou seco. O seu uso vem de milhares de anos atras. 



Suas propriedades aplicam-se a doenças do sistema digestivo e curculatório, além de atuar como um poderoso antiinflamatório.

* Afecções do sistema digestivo: É usado para tratar problemas intestinais. Esta planta estimula o pâncreas, e aumentaria a produção de uma enzima que favorece a digestão. O seu poder antibateriano é eficaz para prevenir problemas intestinais por alterações da flora intestinal.

* Problemas no sistema circulatório: O gengibre é eficaz para favorecer a circulação sanguinea, na medida que dissolve os trombos das artérias e diminui os níveis de colesterol no sangue.

* No sistema respiratório: É ideal para se consumir no inverno, é um aliado poderoso para proteger o sistema respiratorio contra resfriados e gripes. Em todo caso é recomendável beber uma infusão de uma colher de chá da raiz seca de gengibre por copo de água, e adicionar umas gotinhas de limão.

* Poderoso antioxidante: Combate os radicais livres responsáveis pela degradação dos tecidos.

Alguns remedios caseiros com gengibre

* Para a tosse: Cortar um pedaço pequeno de gengibre e coloque em uma panela com água. Ferva durante 15 minutos, coe e adoce com mel. Beba duas vezes ao dia.

* Para reduzir o estresse e os estados nervosos, beba duas vezes ao dia uma infusão de 4 g de gengibre em um litro deágua.

* Para o máu hálito: faça enxágues com a infusão de uma colherinha da raiz seca, por xícara de água.

* Para as varizes: Prepare um suco colocando no liquidificador 3 fatias de abacaxi, uma maçã picada e um pedaço de gengibre. Uma vez pronto beba uma vez ao dia. Pode ser usado também como compressa.

É importante antes de consumi-lo consultar ao seu médico, pois pode interagir com certos medicamentos anticoagulantes, como a heparina, e interferir com a absorção do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário