O poder da linhaça



Entre os alimentos integrais, a linhaça é um dos mais exaltados por sua ação e versatilidade. Pequenas no tamanho, mais grandes em benefícios, desde que consumidas regularmente, as sementes podem fazer muito pela saúde. Veja como a linhaça pode proteger seu organismo:

* Rica em ômega 3, uma gordura insaturada que reduz o colesterol total e o LDL, ou colesterol ruim, e aumenta o colesterol bom ou HDL, previne contra males cardíacos.

* Reduz a pressão arterial e tem efeito antiinflamatório, podendo ser usada no tratamento de artrite e dermatite.

* Sua ação antioxidante reforça o sistema imunológico. Além disso, estudos com mulheres provaram  que ela ajuda na manutenção da saúde óssea, previnindo osteoporose.

* Como o ômega 3 também melhora a estabilidade da membrana cerebral e a transmissão de neurotransmissores, a linhaça ajuda a combater depressão leve e moderada e a prevenir demência e mal de Alzheimer.

* As lignanas presentes na linhaça desempenham um importante papel no equilíbrio hormonal, amenizando sintomas da TPM e menopausa.

* As fibras são protagonistas das dietas, pois absorvem água e formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago. Isso aumenta a saciedade e acaba reduzindo o apetite e controlando a compulsao alimentar.

* Também graças ao efeito fitoestrogênico das lignanas, a linhaça pode proteger contra a formação de alguns tipos de tumores dependentes do hormônio, como o câncer de mama, e reduzir o processo de metástase.

* O funcionamento do intestino também é beneficiado pelo consumo de linhaça, pelo seu alto teor de fibras insolúveis que permite diminuir a prisão de ventre por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal.

Receita de suco anticelulite com linhaça

Ingredientes: Polpa de 1 abacate, suco puro de 1 limão, 1 colher de sobremesa de folhas  frescas de hortelã picadas, uma colher de sobremesa de linhaça triturada e 500 ml de água. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce como desejar. Sirva gelado e tome até 2 copos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário