Benefícios e propriedades dos alimentos pela sua cor



Os fitoquímicos são substâncias que dão a cor as frutas e torná-las atraentes para nossos olhos. Sua gama de cores abarca do roxo muito escuro até as cores pálidas e até mesmo o branco passando pelos vermelhos, laranjas e amarelos: um verdadeiro arco-íris na pele e polpa da fruta.



Mas sua importância real não está nessas qualidades estéticas, mas sim em seus princípios ativos, ou seja, em sua capacidade de regenerar as nossas células, eliminar os radicais livres e nos proteger em geral contra as doenças destes tempos.



Portanto, é importante conhecer e saber de que cor são. Desta forma, ser capazes de comer por cores, escolhendo aquelas frutas e legumes que são mais adequadas para aliviar ou prevenir uma doença a que estamos propensos.

Para manter uma boa alimentação devemos ter uma dieta equilibrada, que alem de conter proteínas, carboidratos e gorduras, tambem tenha frutas e legumes, que de acordo com vários estudos, em função da sua cor, tem diversos benefícios e propriedades.

Aqui está a classificação, os benefícios e as propriedades dos alimentos pela sua cor:


Cor laranja: contém beta-caroteno que é benéfico para os olhos e a pele, é encontrada na abóbora, batata, damasco doce, manga e cenoura.


Amarelos, Laranjas: As frutas deste grupo são ricas em beta-criptoxantina, um antioxidante que previne o dano celular, pode ser encontrada na laranja, tangerina, grapefruit, pêssego, mamão e abacaxi.


Amarelo, Verde: contêm luteína e zeaxantina, que ajuda a combater a degeneração macular e as cataratas, é encontrado no abacate, ervilha, espinafre, alface, milho e pepino com a pele.


Vermelhos e roxos: são ricos em antocianinas, um poderoso antioxidante, reduz doenças cardíacas e os riscos de acidentes vascular cerebral, são encontrados na berinjela, cereja, ameixa, framboesa e mirtilo vermelho, morango, goiaba, maçã vermelha, melancia, tomate, pimentão vermelho, uva preta e vinho tinto.

Brancos e Verdes: O alho e a cebola contêm alicina, que é considerado o mais potente antioxidante, também a alcachofra, aipo, cebolinha, aspargos e alho-poró contém flavonóides, que ajudam a prevenir danos às células.

Verdes: são alimentos que contêm isotiocianatos, que ajudam a estimular as enzimas do fígado, encontrados no espinafre, brócolis, couve-flor e canola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário