As bondades da farinha de maracujá



O maracujá é consumido por muitas pessoas que querem se acalmar, combater a insônia, a TPM. Já as suas sementes são utilizadas no preparo de bolos e tortas, dando á receita uma textura especial. Mas vocè sabia que até a casca dessa fruta pode ser consumida?

Em forma de farinha, ela ajuda a emagrecer e faz bem á saúde, pois controla o colesterol e a glicemia. A farinha de casca de maracujá é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel capaz de reter água, formando géis viscosos que retardam o esvaziamento do estômago. Além disso é pouco calórica: 1 colher de sopa dessa farinha tem cerca de 50 calorías.

No intestino, esse gel diminui a absorção de gorduras e açúcares ingeridos, mandando-os embora com a digestão. Esse efeito, junto com a sensação maior de saciedade, auxilia na perda de peso e faz com que a fome demore mais a voltar.

As fibras ainda promovem uma limpeza no organismo, eliminando as toxinas e equilibrando o metabolismo, e auxiliam na regulação do intestino.

Cómo consumir

Assim como cualquer farinha, a de maracujá é bastante versátil. Pode ser acrescentada a sucos, sopas, iogurte e vitaminas, serve para engrossar molhos para saladas e massas, ou pode ser apenas polvilhada sobre pratos prontos. 

Quem deseja diminuir a quantidade de comida nas principais refeições pode ingerir 1 colher de sopa de farinha de maracujá em 1 copo de suco de laranja, limão ou abacaxi. Como as fibras necessitam de água para agir no sistema digestivo, é importante beber bastante líquido durante o dia.

Não desperdice

Todas as partes do maracujá têm substâncias que beneficiam á saúde, por isso utilice a fruta inteira. A polpa contém vitamina C e antioxidantes, que auxiliam contra a os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa e na cicatrização. As substâncias que agem contra o estresse se concentram nas folhas, o chá das folhas ativa a serotonina e controla a ansiedade.

Faça em casa

É possível encontrar farinha de maracujá no mercado, mais fique atento no rótulo, porque pode estar misturada com outros produtos como farinha de trigo, o que reduz seus benefícios. É fácil de preparar a farinha em casa, e você pode aproveitar as cascas daquele maracujá que serviu para o suco.

Ingredientes e modo de preparo: 10 maracujás, lave-os bem em água corrente, retire a polpa da fruta (utilize-a para fazer sucos ou receitas), e corte as cascas em pedaços. Asse-as em forno médio até ficarem bem secas. Retire do fogo e quando estiverem frías, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde em um recipiente com tampa ao abrigo da luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário