Plantas curativas de primeiros auxílios


Em todas as casas deve haver remédios de ervas a mão além do estojo de primeiros socorros. Na maioria das situações que exigem primeiros auxílios, quer dizer acidentes menores, feridas, picadas de insetos, queimaduras, se resolvem também com ervas com propriedades curativas.



Plantas curativas para primeiros auxílios

Áloe vera: calmante efetivo com propriedades refrescantes. Corte uma folha da planta, abra pela metade e utilize seu gel fresco para aliviar arranhões, queimaduras menores e do sol. Como alternativa pode comprar suco de áloe vera.

* Calêndula: erva antisséptica e cicatrizante, limpe suavemente a área afetada ou diluir uma colher de chá em meia xícara de água fervida e use como loção antisséptica e limpadora de escoriações. Utilize como creme cicatrizante.

* Camomila: calmante e relaxante. Beba uma infusão para a febre, insônia ou enjoos, ou pode adoçar com mel para recuperar das impressões fortes, a infusão fria pode ser utilizada como loção limpadora e calmante da pele inflamada e arranhões.

* Confrei: planta com propriedades cicatrizantes. Esmagar as folhas frescas até obter uma polpa e aplique como emplastro em torções, contusões e úlceras, pode aplicar também em creme ou óleo.

* Equinácea: planta conhecida como antibiótico natural usada para prevenir infeções. Pode diluir e utilizar como loção em feridas e picadas de insetos. Também pode beber para aumentar as defesas.

* Alho: erva de cozinha com propriedades antissépticas. Comer um dente de alho cru 2 vezes ao dia para aliviar a congestão e prevenir infeções. Esfregar um dente de alho nos grãos infectados.

* Alfazema: cicatrizante e calmante, seu azeite essencial sobre a pele alivia picadas de insetos, queimaduras do sol, dor de cabeça e insônia.


* Hamamelis: planta conhecida por aliviar e refrescar imediatamente. Molhar um chumaço de algodão em destilado de hamamélis e aplicar para aliviar a ardência de picadas de inseto, contusões, queimaduras menores e solares e hemorroidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário