Dieta e cuidados com crianças hiperativas


Nos casos de hiperatividade e deficiência da atenção  é importante ajudar a equilibrar o trabalho do cérebro das crianças.



Possíveis riscos

* Tabagismo: não debe fumar durante a gravidez pois aumenta o risco de dar á luz um bebe que apresente hiperatividade.

* Exposição a metais pesados: a exposição ao chumbo e outros metais pesados foi relacionado com a hiperatividade. Cuidado com os alimentos tratados com adubos inorgânicos e agrotóxicos, e peixes grandes que se alimentam de peixes pequenos e acumulam metais da contaminação do mar.

* Prematuridade e baixo peso ao nascer: para evitar o retardo no crescimento do feto é recomendável o zinco que pode ser achado na abóbora, pepinos, legumes e peixes de mar.

Dieta da criança

* Dieta hipoalergênica  estudos demonstram que eliminar da dieta alimentos que provocam alergias e os que contém aditivos podem ajudar as crianças com problemas de atenção.

* Açúcar na dieta: não deve ser consumida em grandes quantidades, evitar guloseimas, e substitui-las por frutas. É importante que a alimentação seja rica em frutas e verduras. A supressão do açúcar diminui notavelmente a impulsividade e o caráter destrutivo das crianças.

* Cuidado com os aditivos, confira os rótulos dos alimentos para saber se contém conservantes.

Suplementos nutricionais

* Soja ou lecitina de soja, é um complemento natural que ajuda a manter uma boa transmissão dos impulsos nervosos o que melhora o desempenho intelectual.

* Óleo de prímula: regula a função cerebral controlando as substâncias transmissoras do sistema nervoso.

* Magnésio: as crianças hiperativas tem baixos níveis de magnésio, isso foi comprovado por pesquisas, e essas crianças receberam um suplemento de 200 gramas de magnésio por 6 meses todos os dias e melhoraram respeito do grupo de controle.

Banho relaxante


Para acalmar as crianças pequenas, é recomendável preparar ao final do dia, um banho quente com 10 gotas de azeite essencial de manjericão e outras 10 gotas de azeite de bergamota. Deixe a criança uns 10 minutos na água, e depois dê o banho como todos os dias. Os 2 são relaxantes do sistema nervoso, além disso, a bergamota conta com um efeito duradouro no tempo e estimula a produção das endorfinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário