Os aditivos alimentares



Basta ler os rótulos dos alimentos que ingerimos para perceber que poucos são poupados da presença dos aditivos. A utilização dos aditivos alimentares é permitida sempre que seja uma necessidade tecnológica ou seja útil para o consumidor e sejam inofensivos. Porém, muitos aditivos são utilizados para esconder a pobreza dos ingredientes ou para melhorar sua aparência.



Não todos os aditivos são perigosos ou suspeitos de causar alergias, pelo contrário, existem alguns muito úteis entanto combatem a proliferação das bactérias. O problema vem pela acumulação de vários alimentos consumidos ao longo do dia que contem estes aditivos.

Dose diária aceitável

A ingestão diária admissível é a dose, por quilo de peso corporal e dia, que uma pessoa saudável pode ingerir ao longo do dia sem risco para sua saúde. A partir dessa dose são calculados os conteúdos máximos permitidos da população compreendida, para que uma dieta equilibrada e variada não ultrapasse a dose máxima. Isto significa que, um alimento consumido em grandes quantidades como o pão  a dose permitida de um aditivo deve ser inferior a dos outros produtos de consumo ocasional.

Cuidados com as crianças

Os pequenos da casa contam com um peso corporal menor ao dos adultos, porém proporcionalmente podem ingerir aditivos como eles. É preciso prestar atenção nos alimentos preferidos por as crianças: balas, refrigerantes, biscoitos, estão entre os alimentos que mais abusam dessas sustâncias.

Os limites legais do uso de aditivos e as quantidades estabelecidos como ingestão diária admissível de cada pessoa, é calculada para um adulto de constituição média e pode ser excessivo para uma criança. Os pais devem ficar atentos e observar de perto a dieta dos filhos propondo alternativas naturais (leite ou frutas) a muitos dos alimentos processados.

Quem avalia a segurança dos aditivos?

O exame toxicológico dos aditivos é feita por organismos internacionais que analisam  os registros apresentados pelos fabricantes, determinam os níveis de ingestão diária admissíveis e definem os critérios de pureza dos aditivos. A nível mundial o controle é feito pela FAO e pela OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário