Ajuda para dormir os bebês



Para que o bebê durma bem é importante seguir diretrizes rotineiras do sono. Você deve aprender a dar segurança e regular seu sono para que descanse como um anjinho.



Os bebés dormem mais horas que os adultos, podem chegar às 16 horas durante os 3 primeiros meses. Durante o descanso seu corpinho executa funções essenciais como a produção do hormônio do crescimento e amadurecimento do cérebro, por isso, o sono é fundamental para o correto desenvolvimento físico e psicológico do pequenino.

Para que o bebé se adapte as mudanças é preciso adquirir bons hábitos para dormir, seguir um horário, deitar e levantar na mesma hora. Durante o dia e para não alterar o sono noturno evitar as sonecas tarde e muito longas de mais de 3 horas.

Ritual noturno relaxante

À noite os pais devem fazer o mesmo padrão  um ritual com base num banho, jantar e relaxação antes de deitar o bebê.

* Banho: no final do dia, antes do jantar, dê ao bebê um banho relaxante. Para que seja tranquilizador o ambiente do banho deve ser morno (23-25 graus)  e a temperatura da água semelhante a corporal (35-37 graus) . Adicione à água quente 10 gotas de óleo essencial de manjericão e outras 10 de óleo de bergamota, relaxantes do sistema nervoso com efeito duradouro e estimulante da produção de endorfinas. Deixe o bebê relaxar na água entre 5-10 minutos antes de lavá-lo normalmente.

* Jantar: o bebê não pode ficar com fome se não irá acordar no meio da noite, e nem deitar logo após se alimentar. Antes de deitar você deve fazer com que expulse os gases para evitar cólicas e dores durante a noite. Veja também se a fralda está limpa.

* Ao deitar: o quarto aonde dorme o bebê deve ser tranquilo, com uma temperatura agradável (20º), sem muita luz nem ruídos. Adote uma rotina ao deitá-lo como cantar uma canção ou ler uma história, dar um beijinho de boa noite. Se tiver medo da escuridão pode deixar a porta aberta ou um abajur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário