Dicas para ser um voluntário


Como ser um voluntário é uma dúvida que pode surgir quando queremos ajudar e não sabemos como, por isso aqui vão algumas dicar para se tornar um...


É muito mais simples do que parece e o único que você precisa é interesse. Se você dispõe de tempo e vontade de lutar por uma causa, existem organizações de apoio aos animais, ao meio ambiente, até as mais pequenas que trabalham no seu bairro ou cidade, todas precisam voluntários que ajudem na luta.

* Pense e pense bem: ser voluntario requer compromisso e deve ser feito porque você quer muito. Como você quer ajudar?  Quanto tempo dispõe para ajudar? O que leva você a fazer isso? Todas as associações e ONG precisam voluntários, porém devem assumir o compromisso.

* Escolha uma organização que tenha a ver com você:  existem diferentes organizações,  por exemplo no voluntariado de ação social vai trabalhar diretamente com pessoas mais desfavorecidas, porém pode ser que para você seja mais confortável um voluntariado de ecologia ou meio ambiente.

* Procure uma organização próxima: é melhor começar com pequenos trabalhos pertinho da sua casa, certamente ali vão precisar alguém como você.

* Procure uma organização na que você possa desenvolver suas habilidades e aprimorá-las. Se for bom no artesanato pode aproveitar para trabalhar em oficinas, ou se for bom cozinheiro se aproximar a um refeitório social.

* Comece aos poucos: é melhor começar o trabalho de voluntário por uma hora durante a manha ou a tarde. Seja firme com seu compromisso, não serve de nada que depois não possa cumpri-lo. Sempre haverá tempo para aumentar suas horas de voluntariado.

* não hesite em perguntar: diante das dúvidas, é melhor perguntar. Procure saber como trabalham, compareça as reuniões  participe dos cursos que sejam organizados, o voluntariado é uma tarefa que vive da comunicação e da formação.

* Não desista: vai acontecer em algumas ocasiões momentos nos que você acha que não pode continuar. Lembre por que você está nesse lugar, e o quanto você é importante. Mesmo as tarefas menos agradáveis e rotineiras são necessárias para que a organização funcione e todas as peças são fundamentais.

Ser voluntário é uma decisão importante na sua vida, mais não deve se tornar uma obsessão  Esqueça os fanatismos e seja equilibrado. Não é bom se sentir pressionado na hora de ser voluntário, que seus amigos, familiares ou parceiros sejam não significa que você seja também.

Acima de tudo, não esqueça o respeito, nem pelos beneficiários nem pelos seus companheiros. Os voluntários são voluntários, não trabalhadores, não exija. Pelo contrário, sugira, aconselhe e organize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário