Dicas para cuidar o meio ambiente enquanto trabalhamos



Todo momento é bom para cuidar o meio ambiente, e quando trabalhamos não é uma excepção  Com umas pequenas mudanças podemos fazer do trabalho uma atividade sustentável ecologicamente falando.



As mudanças para um trabalho que respeita o meio ambiente começam desde o mesmo momento em que saímos da nossa casa e temos que escolher como chegar ao trabalho. Podemos fazer opções saudáveis e amigáveis com o meio ambiente como a bicicleta ou a caminhada, porem, se as circunstancias não permitem devemos escolher o transporte público ou compartilhar o carro com outros colegas que moram perto ou à caminho da nossa casa. Além disso, ao chegar é bom trocar o elevador pelas escadas.

No lugar de trabalho podemos gerar uma serie de rotinas que permitam reciclar e gastar menos, além de economizar um dinheirinho. Algumas das atitudes que podemos ter são:

* Trocar os copos de plástico, garrafas, etc. por copos e xícaras reutilizáveis.

* Trocar o papel para secar as mãos por toalhas de pano.

* Substituir as lâmpadas normais por outras de baixo consumo e aproveitar ao máximo a luz natural.

* Configure o computador na aplicação de economia de energia e não esqueça desligar os aparelhos quando acabar o trabalho.

* Antes de ligar a calefação  você deve se perguntar se não seria suficiente com colocar um abrigo, e lembrar que o aparelho deve ficar na temperatura ideal de 20-21ºC.

Cuidado com o papel

Nos escritórios o desperdício de papel é grande, por isso, devemos pensar duas vezes se precisamos realmente imprimir esse papel. Podemos utilizar um papel ecologicamente certificado, e quando usarmos a impressora configurar a opção rascunho, para economizar tinta, e imprimir dupla face para economizar papel.

E por último, é uma boa ideia criar um ponto verde dentro do escritório para reciclagem de papel, papelão, embalagens de plástico ou algum vidro. Temos de ser conscientes do nosso impacto no meio ambiente mesmo que no lugar de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário