Guia de boas maneiras



Vocè usa ônibus, trem ou metrô? Então, aprenda como se comportar para evitar situações constrangedoras. É sempre importante se preocupar também em tornar a viagem dos outros mais ágil e confortável.



Muitas pessoas, dependem do transporte público diariamente para se locomover. O ponto mais importante para que haja respeito no uso de veículos como ônibus, metrô e trem é que o cidadão tenha conciência da coletividade: a grande variedade de pessoas que circula por esses locais exige atitudes solidárias e fundamentais para a boa convivência.

Principios básicos

* Respeite a prioridade do público preferencial: dè lugar e ajude idosos, deficientes, gestantes e pessoas com crianças no colo.

* Tenha cuidado no momento de embarque/desembarque: respeite filas e faixas de segurança, bem como os locais indicados para entrada e saída do veículo.

* Facilite a entrada e saída de outros passageiros: evite ficar próximo das portas dos ônibus e metrôs. Prefira ocupar as áreas dos assentos e corredores, prevenindo bloqueios e atropelos.

* Carregue bolsas e mochilas sempre à frente do corpo: além de prevenir furtos e roubos, facilita a circulação das pessoas dentro do veículo, evitando esbarrões.

* Não use aparelhos sonoros em volume alto: por simples questão de respeito, recorra ao fone de ouvido. Não é certo incomodar quem não quer ouvir a mesma música ou noticia que você.

* Evite brincadeiras, intimidades e situações constrangedoras em público: não é proibido namorar ou conversar, mas vale o bom-senso. Esqueça beijos calurosos, gritos, risadas exageradas e brincadeiras que podem gerar acidentes.

* É proibido fumar e consumir bebidas alcoólicas nos veículos e nas estacões: respeite a saúde e a dos outros passageiros.

* Preocupe-se por a limpeza e conservação dos transportes, terminais e estacões: ao consumir alimentos, não faça sujeira nem deixe embalagens jogadas. Não deprede o patrimônio público para garantir conforto e agilidade à todos os usuários.

* Não sente no chão nem coloque os pés sobre os bancos: essas atitudes atrapalham a circulação dos passageiros e podem provocar acidentes.

No ônibus

Não converse com o motorista além do necessário para não distrai-lo, na hora de pagar prefira passe ou dinheiro contado com o valor da passagem para agilizar a viagem. Respeite as filas e faixas ao embarcar e desembarcar. Lembre-se de sinalizar o ponto que deseja para antecipadamente. Na dúvida consulte o cobrador ou o motorista.

No metrô

Não embarque ou desembarque após a campainha do trem. Dê passagem para quem sai do vagão. Deixe a esquerda livre nas escadas das estacões. Não ultrapasse a faixa amarela de segurança da plataforma nem desça na via. Não segure as portas do trem. Diante de qualquer dificuldade, procure orientação e ajuda de um funcionário do sistema metroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário