Comunicação entre pais e filhos



Muitos pais sentem que não entendem seus filhos. Não é questão de procurar culpados na relação pais-filhos. É importante entender que a comunicação não é fácil, é o começo de tentar fazer as coisas melhorarem.



Dicas para melhorar a comunicação entre pais e filhos

* Deixe que se manifestem livremente: perguntas como o que você fez, aonde esteve, com quem esteve, fazem com que a criança se sinta pressionada e a resposta não seja natural. Você deve escutar e prestar atenção para que sinta que está sendo ouvido e compreendido, para contar o que ocorre na sua vida fora da casa.

* Os país devem comunicar-se com os filhos, as vezes eles não se aproximam dos pais porque eles não são espontâneos com eles, se colocam em outro nível gerando uma distancia que faz com que se fechem quando tem problemas.

*É importante dedicar tempo aos filhos: compartilhe momentos do dia, reunir-se à mesa para falar sem a TV, fazer passeios, tempo de lazer, pois eles sabem quando são procurados por necessidade.

* Aprender a ser bons emissores do que sentimos sem fingir. As crianças percebem tudo o que acontece ao seu redor, não só aquilo que falamos com palavras mais também o tom e os gestos. Algumas crianças se fecham porque seguem o padrão da casa, por exemplo  se vê você triste e diz que não está acontecendo nada, eles aprendem a esconder também o que sentem.

* Passar mais tempo com os filhos ajuda a conhecê-los melhor e ter mais oportunidades para se comunicar com eles. Quanto mais próximos estiverem os pais, melhor vai ser a comunicação com os filhos.

* É importante falar o que queremos de maneira clara sendo coerentes com gestos e atitudes. Amar o seu filho não significa fazer todas suas vontades e caprichos no momento que ele quiser, não colocar limites, pelo contrário, isso é educar no respeito sem julgar porém com padrões a cumprir mesmo que ele não quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário