Alimentos que ajudam o cérebro



Á partir dos 30 anos perdemos uns 1000 neurônios ao dia, com isso, o cérebro envelhece devagar e com ele a memória. O cérebro é como um músculo, quanto mais é exercitado e melhor alimentado maior sera sua capacidade e a da memória.



A melhor maneira de prevenir a perda da memória é alimentar bem o cérebro e manté-lo ativo com leituras variadas, palavras cruzadas, aprendendo uma nova habilidade, um instrumento, ou um idioma, também podemos ajudar o cérebro com exercícios físicos.

Nosso estilo de vida e a alimentação influenciam significativamente na nossa capacidade cerebral, sobretudo nas crianças. E nos adultos ficou demostrado que comer frutas e verduras protege da perda da memória.

Alimentos para o cérebro

Embora o cérebro pesa somente 1,4 kg, o 2% do peso corporal, consome quase o 20% da energia que levamos ao corpo. Seus alimentos básicos são o oxigênio e a glicose, por isso devemos ter sempre no sangue uma quantidade de glicose entre 70 e 120 mg por 100 ml de sangue.

Porém não vale qualquer açúcar, o dos refrigerantes, doces somente serve em pequenas quantidades, se tomamos muito de estes alimentos podem desidratar os neurônios. O abuso destes alimentos nas crianças pode ser a causa de que não se concentrem na escola. Os melhores açúcares, o melhor combustível para nosso cérebro, são os que passam devagar para o sangue, como os que vêm do pão, batatas, legumes, ou massas.

Os alimentos aliados do cérebro são  a gema de ovo que contém lecitina, vitaminas e minerais. As uvas passa ajudam a melhorar a memória, e entre as plantas, o ginkgo biloba, planta com sustâncias que favorecem a irrigação sanguínea e a alimentação dos neurônios facilitando a concentração e a memória.

Os alimentos prejudiciais para o cérebro são  a cafeína ( mais de 3 xícaras de café ao dia), chocolate, refrigerantes, ginseng. Estes produtos não nutrem nem alimentam o cérebro, mas aumentam sua “velocidade de trabalho”. Podem bloquear outros nutrientes como acontece entre os açúcares dos refrigerantes e da vitamina B1.

Um comentário:

  1. nossa evitar refrigerantes,chocolates e principalmente café é dificel,imaginem abolir isso tudo, mas é verdade só nos prejudica a saúde eu ja estou passando por isso, estão de parabéns falaram a mais pura verdade....

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...