Chá verde, seus benefícios



O chá verde é um produto feito da planta Camelia Sinensis, pode-se preparar como uma bebida, ou preparar como um extrato de folhas para usar como medicamento. A diferença do chá verde com o chá preto, é que não é fermentado para reter os ingredientes ativos da planta, elaborado pelo cozimento ao vapor, o chá preto se deixa secar e fermentar depois da colheita.

O chá constitui a segunda bebida mais consumida no mundo, só atrás da água.

Beneficios do chá verde

* É uma fonte rica em antioxidantes que previnem o envelhecimento, ajudam a manter a flexibilidade e força muscular na terceira idade.

* Melhora a circulação sanguinea, por isso, reduz a indidência de doenças cardiovasculares.

* Produz benefícios na proteção dental, com ação bactericida, porque possui proteção contra as bactérias que causam cáries e máu hálito.

* Contém Vitamina B, por isto, ajuda a metabolizar carboidratos, e baixar os níveis de açúcar no sangue, sendo portanto, apto para diabéticos.

* Diminui o cansaço físico e mental.

* Pode ser usado em saquinhos na pele, para queimaduras do sol, diminuir o inchaço debaixo dos olhos, como compressa para olhos cansados, ou dor de cabeça, e parar sangramentos após a extracção de dentes.

* Também é usado para perder peso, no tratamento de transtornos estomacais, vómitos e diarréia.

Receitas com chá verde

* Chá gelado

Preparar uma infussão com uma colher pequena de chá verde por xícara de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos, tampe a xícara para não perder os princípios ativos voláteis.

* Chá Marroquí

Colocar 3 saquinhos de chá verde, e um maço de folhas de menta num bule, e acrescente 3 xícaras de água fervendo. Deixe repousar por 3 minutos. Pode coar se o incomodam as folhas, ou beber tudo junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário