Como se livrar da dor nas costas



Há uma importante influência da genética no aparecimento das dores nas costas, porém é certo que elas podem se agravar bastante por conta do nosso descuido diário. Sedentarismo, má postura e sobrecarga são os fatores mais comuns que desencadeiam esse mal.


A coluna é composta por 33 vértebras, e qualquer sensação desagradável no local, de incômodo, peso, queimação ou fisgada é chamada de dor nas costas. O repouso e o uso de analgésicos ou relaxantes musculares costuma ser suficiente para acabar com a dor. O ideal é procurar o ortopedista ao sinal do menor desconforto.


As melhores maneiras de prevenir ou amenizar a dor envolvem métodos posturais, alongamentos e a prática constante de atividade física. Caminhada e práticas aquáticas, que não causam impacto sobre a coluna são as mais indicadas.

O que faz bem para a sua coluna?

Ela é responsável por nos manter em pé, dá mobilidade ao corpo e ainda protege a médula espinhal. Por isso tudo, ela merece cuidados especiais:

* Ao se deitar: prefira posições de barriga para cima, com um travesseiro embaixo da cabeça e outro sobre os joelhos, ou de lado, com um travesseiro um pouco mais alto, e outro entre os joelhos. Procure evitar a posição de barriga para baixo.

* Ao sentar: encaixe o quadril entre o encosto e o assento da cadeira, e apóie totalmente as costas. A cadeira deve estar regulada para que a sola dos pés fique apoiada no chão e as coxas, na mesma linha do quadril.

* Ao levantar da cama: vire o corpo para um dos lados e coloque as pernas para fora como contrapeso.

* Ao agachar para pegar um objeto: dobre sempre os joelhos e não o tronco. Abaixe com as costas retas, pegue o objeto mantendo o joelho flexionado e aproxime-o o máximo possível do abdome, principalmente se o objeto em questão for pesado. Para ficar em pé novamente, mantenha a coluna ereta e estique os joelhos.

* Em pé: divida o peso entre as duas pernas. Só tome cuidado para não parar sobrecarregando todo o peso em uma perna só. A cada 45 minutos na mesma posição, tente caminhar ou sentar-se por alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário