Combata o ciúmes no trabalho



Muito além dos relacionamentos amorosos, o ciúme está presente em todos os tipos de relações, inclusive entre colegas de trabalho. O problema surge quando essa emoção é excessiva e a pessoa não consegue se controlar, causando situações que podem colocar o emprego em risco.


Controle-se

* Para dominar o ciúme em qualquer situação, o autoconhecimento é fundamental.

* Essa capacidade é chamada de inteligência emocional, que é a habilidade de perceber suas emoções e usá-las a seu favor.

* Assim, você desenvolve o autocontrole, produz bons resultados e estabelece relacionamentos positivos com as pessoas.

* Mas essa postura não é conquistada tão fácilmente, para isso são necessárias 3 coisas: treino, esforço e persistência.

Saia da mira

* Caso você seja vítima de pessoas ciumentas no meio profissional, é preciso ficar sempre atento.

* Tome ciudado quando o ciúme for direcionado às conquistas profissionais e impactar diretamente no clima da área e no trabalho. Não é preciso falar para todos sobre a vida pessoal, planos ou quanto gastou no final da semana, para não despertar esse sentimento.

* Porém, tome uma atitude quando notar uma tentativa direta de prejudicá-lo, vale a pena ter uma conversa com seu chefe, mas com cuidado e certeza do que está acontecendo. Se essa percepção nao for compartilhada pela liderança é possível abalar a sua imagem frente aos superiores.

* Em qualquer situação que envolva trabalho em equipe, o primeiro passo para manter o clima agradável é o respeito entre todos os membros.

* Evite o envolvimento em discussões desnecessárias ou comentários negativos sobre os colaboradores, ou seja, a famosa fofoca.

Acerte na reação

Algumas atitudes simples na sua rotina de trabalho podem ajudá-lo a evitar situações constragedoras por conta do ciúmes.

* Crie um diário: escreva todos os seus pensamentos, pois expressar-se a si mesmo, às vezes não é o suficiente.

* Aprenda a calar: o silêncio pode ser a maior solução em vários momentos que não apresentam riscos à sua carreira.

* Sorria: o riso alivia e até cura.

* Reflita antes de agir: muitas vezes, adiar a conversa para outra hora demonstra sabedoria.

* Gaste energia: pratique um esporte, vá para a academia, faça uma caminhada, enfim, exercíte-se.

* Perceba: quanto mais cedo as frustrações no ambiente profissional forem reconhecidas e identificadas, mais fácil será mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário