As propriedades da pimenta



Colocar um pouco de pimenta nas refeições significa ganhar mais saúde. Ela é rica em capsaicina, uma substància com inúmeras propriedades medicinais. O alimento é considerado termogénico fazendo a temperatura do corpo aumentar e auxiliando na eliminação das gordurinhas.


A pimenta tem eficácia no tratamento e na prevenção de males como enxaqueca, depressão, pressão alta e obesidade. O alimento tem ação analgésica (alivia dores), anticoagulante (previne o excesso de coágulos no sangue) e anti-inflamatória (ajuda a tratar artrite).

Mais alegria e disposição

Ao comer algo picante, os receptores da língua e da boca são ativados. Eles trasmitem ao cérebro a mensagem de que a boca estaria pegando fogo e o organismo lança endorfinas na corrente sanguínea. As endorfinas são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento. Também atuam como analgésico natural e, por isso, as dores de cabeça diminuem com o consumo. Adrenalina e noradrenalina sao liberadas ao ingerir o tempero. Esses hormônios, melhoram o ânimo das pessoas com depressão.

Circulação livre

A ingestão de pimenta diminui a coagulação excessiva do sangue, impede a formação de placas de gordura nas artérias e regula as taxas de colesterol. Assim, o caminho fica livre para o sangue, que corre sem obstáculos pelas veias e artérias, e como resultado, a pressão fica regulada e os vasos sanguíneos protegidos contra lesões.

Pimenta vermelha


A capsaicina presente na pimenta vermelha é responsável pelo seu sabor picante, mais alem disso inibe a sensação de dor, principalmente quando relacionada aos nervos do corpo, já que impede que emitam sinais de dor ao cérebro. Atualmente já são encontrados no mercado cremes à base de pimenta vermelha, mas eles devem ser utilizados com moderação, e com a orientação de um médico.

Receita com pimenta contra o reumatismo

Em um pote de vidro, macere uma colher de sopa de pimenta vermelha picada. Em seguida, despeje meio copo (100 ml) de álcool por cima e tampe. Deixe descansar por 10 dias, mexendo diariamente. Decorrido o tempo recomendado, use o líquido para massagear suavemente a região afetada pela dor. Após a aplicação, lave bem o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário