Resiliência, a arte de reviver



A Resiliência é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de continuar a projectar para o futuro, apesar de viver eventos desestabilizadores, sofrimentos e traumas, muitas vezes graves. 

A resiliência está localizada em uma corrente da psicologia positiva e dinâmica de promoção da saúde mental e parece ser uma realidade confirmada pelo testemunho de muitas pessoas que, apesar de ter vivido uma situação pessoal difícil, conseguiram superá-la e continuar com a vida, inclusive a um nível superior, como se o trauma vivido tivesse desenvolvido nelas, recursos latentes e insuspeitos.

Características da Resiliência

# Capacidade de enfrentar adequadamente situações adversas e eventos traumáticos.
# É dinâmica, varia ao longo do tempo de acordo com as circunstâncias, com o desenvolvimento do indivíduo ou do sistema e a qualidade de estímulos a que estão expostos.
# Para nutri-la e fortalece-la requer o apoio social e da disponibilidade de recursos, oportunidades e alternativas de ajuste como fatores de proteção.

Enquanto a resiliência compreende uma série de características e habilidades de ajustes próprios do indivíduo ou do sistema, geralmente evidenciam-se por situações adversas ou de risco.

Crianças resilientes



Estas crianças tendem a responder adequadamente aos problemas da vida cotidiana, são mais flexíveis e sociáveis, tem predomínio da capacidade racional, boms na capacidade auto-controle e autonomia.

No que refer ao familiar, não sofreram perdas ou separações inicialmente, ou viveram com relativa estabilidade económica e familiar, muitas vezes apresentam traços de personalidade ou habilidades a partir do qual podemos citar:
Adequada auto-estima e auto-eficácia.
Maior capacidade de lidar construtivamente com a concorrência e aprender com os erros próprios.
Melhores e mais eficazes estilos de enfrentamento.
Capacidade de buscar o apoio de adultos, quando necessário.
Atitude orientada para o futuro.
Otimismo e uma maior tendência para expressar sentimentos de esperança.
QI mais alto (coeficiente intelectual).
Capacidade empática.
Acessibilidade e bom senso de humor

Pilares da Resiliência

# A capacidade do jogo. Não levar as coisas tão a sério ja que o medo impede encontrar as saídas. Ter senso de humor, é olhar as coisas a partir da parte de trás, isso permite que você se distancie de conflitos.

# A capacidade de abordar situações com um sentimento de esperança. E, para isso é essencial ter pelo menos alguém para depositar o afeto, a admiração. Ele serve como guia e estímulo. Isto é o que na linguagem comum de grupos de resiliência é conhecido como "envolvimento".

# O suporte próprio. Ele pode ser resumido como uma mensagem de que a pessoa produz para si mesma. "Eu sei que isso vai passar", isto se diz diante de uma situação ruim. Ou seja: "Eu me amo, acredito em mim, eu posso me segurar na minha vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário