Truques caseiros para eliminar fungos dos pés



As infecções com fungos nos pés sao mais frequentes no verão, porque esta parte do corpo transpira mais, o calor e a umidade contribuem a sua formação, e pelo uso de piscinas, praias, ginásios, e lugares aonde as pessoas andam descalços, o que favorece o contágio.

O contágio se produz pelo contato com escamas de pele que contém os fungos, ou diretamente com fungos presentes em superfícies úmidas, como piscinas, duchas, toalhas. Os sintomas mais comuns são: a área afetada fica vermelha, coceira e pele rachada.

Plantas para os fungos: Geralmente são utilizadas aquelas com propriedades fungicidas e bacterianas e as que diminuem a sudoração nos pés:

* Alho: Pelas suas propriedades fungicidas, é adequado para combater a dor produzida pela infecção do pé de atleta. Fazer uma maceração de 8 dentes de alho em azeite de oliva durante 3 dias. Aplicar o azeite com uma gaze entre os dedos dos pés.

* Aloe vera: Untar os pés com a savia do aloe vera, várias vezes ao dia.

* Canela: Ferver em fogo brando, 12 ramas de canela, em 6 xícaras de água, por 5 minutos. Retire, deixe esfriar e submergir nesta solução os pés.

* Alfazema: Para manter os pés frescos, prepare uma infusão de alfazema, e aplique sobre a região afetada com um algodão. Use também o azeite de alfazema e aplique da mesma maneira.

Dicas úteis contra os fungos

* Evitar usar calçados apertados que impeçam a circulação sanguinea e a ventilação.

* Usar calçados de couro natural que permitem a evaporação da transpiração.

* Usar meias limpas e de algodão para absorver a umidade.

* Evitar que os pés apoiem diretamente no chão em superfícies que poderiam estar infetadas por bactérias ou fungos, como duchas ou academias.

* Não use toalhas de outras pessoas.

* Limpe os pés com um sabão neutro, seque-os bem, especialmente entre os dedos. Coloque talco entre os dedos para que se mantenham secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário