Hiperatividade infantil


A hiperatividade infantil  é um transtorno de conduta da criança reconhecido por um padrão de falta de atenção, tendencia a distração, impulsividade e hiperatividade.



São crianças incapazes de fixar sua atenção em alguma coisa, frear seus impulsos ou atividades e que constantemente vão de uma atividade a outra sem acabar a primeira. Não prestam atenção, não escutam, não terminam suas tarefas, se movimentam constantemente, se mostram esquecidos.

Geralmente estas crianças apresentam problemas de aprendizado ou emocionais, não podem sentar quietos nem prestar atenção na aula, e também comportamento destrutivo. Possuem uma imagem pobre de si mesmos, não lidam bem com a frustração. Têm dificuldade para aprender, erros de calculo, baixa motivação e não obedecem.

Este trastorno está relacionado com uma alteração na síntese dos neurotransmissores. O funcionamento defeituoso faz que o cérebro desenvolva uma grande atividade. Os remédios naturais devem ser encaminhados para ajudar no tratamento especifico que melhore a situação dos neurotransmissores do cérebro para que o trabalho seja mais equilibrado e eficaz.

A hiperatividade pode ter origem genético, isto é, que um dos pais seja afetado e possa ser um condicionamento, porém no ambiente existem fatores que podem aumentar o problema. É mais frequente nos meninos, e os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida, no entanto o diagnostico é feito em torno dos 4-5 anos idade em que a criança explora seu ambiente.


É muito importante detectar os transtornos o antes possível e colocar a criança em mãos de especialistas, especialmente neurologistas ou psicólogos, isto porque exige um tratamento especifico para cada caso. Este tratamento pode ser psicológico ou farmacológico, ou os dois, e durante muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário