As alergias alimentares


As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunitário acredita erradamente que algo que ingere a pessoa é prejudicial para o seu corpo. Na tentativa de proteger o organismo, o sistema imunitário fabrica anticorpos.



Uma das substâncias produzidas é a histamina que age nos olhos, nariz, na pele, provocando sintomas próprios das reações alérgicas.

O quê é alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma resposta imunológica exagerada do organismo ao contato com determinados alimentos, por sua vez perfeitamente tolerados pelo resto da população. É produzida por erro do sistema imunológico que detecta o alimento como uma sustância prejudicial para o organismo e responde pela ingestão, contato da pele ou inalação.

A importância da alergia está não somente na quantidade elevada de pessoas afetadas mais também nas graves reações que pode causar e um deterioro da qualidade de vida que provoca. O único tratamento da alergia é o fato de evitar rigorosamente o alimento que causa a alergia e todos aqueles que possam contê-lo.

Sintomas da alergia alimentar

Os sintomas costumam aparecer imediatamente logo após ingerir o alimento, e são:

* Sintomas na pele: vermelhidão, coceira, inchaço da pele e das membranas mucosas, e urticária.

* Sintomas respiratórios: asma, dificuldade para respirar, edema da glote.

* Sintomas digestivos: vômitos, diarreia, dores abdominais.

* Comprometimento global ou choque anafilático potencialmente mortal se existir afetação cardiovascular. Requer atenção médica urgente e administração de adrenalina.

Alimentos que produzem alergia

Qualquer alimento pode causar alergia, no entanto geralmente os alimentos que causam alergia são:

Nas crianças: leite, ovo, peixe.

Na idade adulta: algumas frutas, frutas secas, mariscos, e alguns legumes.

Em geral, as frutas frescas são o alergênio mais frequente, causa o 37% das alergias a alimentos.


Você pode evitar as alergias conhecendo os alimentos implicados, ler as etiquetas dos alimentos preparados, preparar antes a comida do paciente alérgico, utilizar recipientes independentes ou lavá-los  logo de ter contato com o alimento. Quando comer fora de casa alertar da alergia ao alimento e ter certeza que não se encontre escondido em molhos ou outros condimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário