Exercícios para os olhos


Falando em porcentagem, um 70% das pessoas adultas com mais de 50 anos tem algum problema com a visão  em geral, vista cansada ou a presbiopia, enxergar mal de perto ao ler. A ginástica ocular é uma aliada para melhorar a visão.



A perda da visão é a lesão orgânica mais frequente junto com as cáries. Além de visitar com frequência o oftalmologista podemos fazer uns singelos exercícios para trabalhar os músculos dos olhos. O globo ocular conta com uns músculos que o levam de um lado para ou outro para centrar a visão. Com o passar do tempo estes músculos ficam cansados com mais facilidade, isto somado a pequenas deficiências da retina ou do cristalino (perde sua completa transparência) fazem com que a visão seja cada vez menos nítida ao longo dos anos. 

Exercícios para os olhos

* Exercício relaxante: para diminuir o cansaço, a tensão ocular cobrir os olhos com as mãos levemente curvadas, sem fazer pressão  Respire e inspire profundamente enquanto imagina alguma paisagem relaxante.

* Exercício perto-longe: para prevenir cataratas e presbiopia, faça movimentos de olhos de aproximação afastamento. Coloque o dedo indicador estendido na sua frente na altura dos olhos, inspire e olhe o mais longe que você conseguir. Segure o ar por alguns segundos e volte a olhar o dedo expulsando o ar.

* Fazer círculos: desenhe com os olhos uma circunferência em ambos sentidos, 25 vezes para um lado ( esquerda, abaixo, direita, acima) e 25 para o outro lado (direita, abaixo, esquerda, acima).

* Desenhar uma Z: desenhar com os olor uma “Z” imaginária 25 vezes para baixo e 25 vezes para cima.

* Desenhar diagonais com os olhos, 25 em um sentidos e 25 no outro sentido.


Ao finalizar os exercícios refresque seus olhos com água fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário