Dieta para estudantes


Quando precisamos fazer um esforço intelectual intenso, por exemplo uma prova ou um exame, a alimentação pode ajudar a melhorar nosso rendimento e obter melhores resultados...



Uma dieta para estas situações pode ajudar a enfrentar o esgotamento mental e melhorar a capacidade e efetividade do intelecto. As vitaminas e os minerais são especialmente importantes neste caso, principalmente as vitaminas do grupo B e E, o potássio, o magnésio, o fósforo e o zinco. Estes nutrientes favorecem a saúde da mente e por isso é preciso que a alimentação em períodos de provas faça foco neles. Assim, vai melhorar a capacidade de concentração e memorização  a compreensão  o rendimento intelectual. É importante fazer 5 comidas ao dia para evitar a sensação de fome entre horas.

* Cafe da manhã: é a comida mais importante do dia. Deve incluir algum lácteo, cereais e frutas para que seja completo. É recomendável adicionar no leite um pouco de cacau em pó, que fornece energia para começar o dia. Adicione uma colher de mel e alecrim pois contém substâncias que favorecem a irrigação sanguínea e alimentam os neurônios facilitando a concentração e a memória.

* Almoço: Precisa ser leve, uma fruta, um iogurte, frutos secos ou granola. É bom para a memória comer uvas passas com sementes porque contém um azeite bom para o cérebro.

Na comida principal é recomendável incluir verduras que fornecem potássio, magnésio, ácido fólico e fibras. A massa e o arroz integral são fontes de hidratos de carbono e vitamina B. Os legumes são ricos em fibras, proteínas e ferro. O segundo prato pode ser variado e incluir carne como peixes fonte de ômega 3 e 6, importantes para o cérebro.

* O lanche: coma um sanduíche vegetal com pão integral, uma fruta e um iogurte, ou cereais são ótimas opções.

* Jantar: não pode ser pesado, pois a noite a digestão é mais difícil e pode prejudicar o descanso. O ovo é uma boa opção  porém não mais de 4-5 na semana, e fornece muita proteína.

Outras dicas

* um bombom de chocolate preto antes da prova facilita a formação de energia, a atividade cerebral (contém teobromina) e a atividade cardiovascular.

* Os laticínios são importantes porque fornecem cálcio e não consumir refrigerantes, melhor beber água ou sucos naturais.

* Não é recomendável abusar de bebidas com alto conteúdo em cafeina porque estimulam o sistema nervoso dificultando o descanso e a concentração.


* Dormir bem é fundamental para manter a mente clara. Os chás relaxantes como melissa ajudam a dormir, porém um copo de leite quente com mel é uma boa opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário