Alcachofra suas propriedades


A alcachofra é um vegetal comestível que além de ser muito benéfica para a saúde, conta com muitas propriedades medicinais.



Seu nome comum é alcachofra, e seu nome científico é cynara scolymus, pertence a família composta, e sua parte útil são as folhas e flores.

Suas propriedades são  colerética, hepatoprotetora, depurativa, desintoxicante e hipocolesterolêmico  É usada para afeções do fígado, fígado preguiçoso, e combater o colesterol.

Descrição

A alcachofra é uma planta da família das compostas que é cultivada em muitos lugares do mundo, mais muito comum no Mediterrâneo. Esta planta perene pode chegar a alcançar até 2 metros de altura. A alcachofra é um alimento que se pode comer de qualquer jeito, ao forno, grelhada, cozidas, porém a melhor maneira é comê- las cruas para aproveitar todas suas propriedades. É um vegetal que contém muita água, carboidratos, proteínas e muito poucas gorduras, por isso, é um alimento indispensável numa boa dieta.

Uso medicinal

Esta planta possui inumeráveis propriedades medicinais: ajuda a reduzir o nível de colesterol no sangue, o que faz que também diminua a pressão arterial. Reduz o nível de açúcar do sangue nas pessoas com diabetes, é um poderoso diurético que ajuda na eliminação de toxinas e, especialmente, o ácido úrico, mais acima de tudo é um remédio natural muito eficaz para o fígado. Uma infusão de alcachofra protege o fígado e ajuda na sua recuperação em caso de sofrer alguma doença hepática como cirrose ou hepatite. Além disso, favorece a função biliar, protegendo assim o fígado.

Contraindicações


É importante dizer que a alcachofra não é em nenhum caso, uma planta tóxica, porém está contraindicada para as mães que amamentam, porque traz uma diminuição da produção de leite. Do mesmo modo, os pacientes com cálculos biliares não podem se exceder na dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário