Dicas para prevenir e manter sob controle o colesterol



Os níveis elevados de colesterol com frequência começam na infância e algumas crianças correm mais risco pelo histórico familiar. Por isso, é importante prevenir desde cedo.



O colesterol é uma gordura presente no organismo de muitos animais e que têm funções vitais. É parte estrutural das membranas celulares e participa na síntese dos hormônios sexuais, sais biliares, vitamina D...

Nós obtemos o colesterol através de duas vias  a externa pelos alimentos que comemos, aqueles que contem colesterol são exclusivamente os de origem animal, gema de ovo, fígado e carnes vermelhas. E pela via interna, na formação interna do colesterol, nas células do figado.

O colesterol não é ruim, porém pode ser seu excesso, quando aumenta mais do que necessário pode se depositar nas paredes das artérias contribuindo na aparição da arteriosclerose e doenças cardiovasculares.

Os valores desejáveis de colesterol e outras gorduras no sangue são  menos de 200 mg/dl e superior a 40 mg/dl, numa dieta habitual o conteúdo de colesterol é de 400 mg/dl, porém a capacidade de absorção o intestino fica limitada ao 40-50% do ingerido. Essa capacidade está determinada geneticamente  e existem componentes na dieta que podem modifica-la, por exemplo os triglicerídios.

Hábitos anti-colesterol

* Dieta baixa em gorduras: os níveis de colesterol estão estreitamente relacionados com o tipo de gordura dos alimentos e com a quantidade de colesterol ingerida na dieta. Sua alimentação deve conter um 30-40% de gordura. Invista nas gorduras insaturadas ( azeite de oliva, nozes, peixes) são bons e reduzem as gorduras saturadas que elevam o colesterol no sangue.


* Não fume e reduza o consumo de álcool.

* Evitar o sobrepeso e fazer exercícios físicos. É recomendável fazer atividade física regularmente, por exemplo caminhar todos os dias por 30 minutos.

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