Benefícios de fazer 5 comidas ao dia


O café da manha, almoço e jantar são as três principais fontes de energia do dia. Porém, adicionar um lanche leve a meia manha e pela tarde é beneficioso para nosso corpo. Descubra as vantagens de fazer 5 comidas ao dia.



Nosso corpo precisa entre 3 e 5 comidas ao dia. A contribuição de energia necessária vai variar em função da pessoa, da idade e seu ritmo de vida, da atividade física e mental diária. Assim, uma criança vai precisar fazer mais comidas que uma pessoa adulta com menor desgaste energético.

A chave: não pular nenhuma comida. Diante de um jejum prolongado o organismo se protege e costuma engordar porque gasta mais devagar a energia. O café da manha deve ser reforçado, o almoço normal e o jantar, leve. O lanche deve ser saudável e com poucas calorias, com baixo conteúdo em açúcares, gorduras ou sal.

Vantagens de fazer 5 comidas

* Aumentar o metabolismo e ter saciedade, comemos menos quantidade e perdemos peso. O ideal é ingerir alimentos a cada 3 horas para que o corpo acostume e não apele aos mecanismos de reserva.

* Controlar a fome: chegaremos com menos fome nas principais comidas do dia.

* Melhorar nosso desempenho: trazemos nutrientes para nosso corpo e fazemos que esteja mais ativo e funcione melhor. Comer com moderação várias vezes ao dia fará que nos sintamos melhor e ser mais produtivos física e mentalmente.

* Ajuda nosso sistema digestivo a processar e assimilar melhor a comida, dividir os pratos faz que o sistema digestivo os processe mais rápido. Repartir os alimentos em 5 comidas ao dia, em pequenas quantidades e com mais frequência  ajuda o corpo a enfrentar o dia-a-dia com níveis ótimos de energia, sem cansaço, dor de cabeça, facilita a digestão  e regula a sensação de apetite.


Exemplo: na metade da manha ou da tarde fazer um lanche com pão integral e peru (sem gordura nem sal), um iogurte desnatado ou fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário