Os benefícios da cebola




O sabor da cebola pode agradar alguns paladares, outros nem tanto, porém uma coisa é certa: a cebola está cheia de substâncias benéficas, capazes de prevenir problemas de saúde. Uma delas é a quercetina, antioxidante que barra a ação dos radicais livres, protegendo nosso corpo contra o câncer e o envelhecimento precoce das células.


Ingerir o equivalente a 2 cebolas por semana já dá uma força para o organismo se proteger contra tumores, principalmente os de boca, garganta e estômago. O alimento serve como tempero para a maioria dos pratos salgados, mais é ainda mais potente se for consumido cru e fresco na salada.

Coração protegido

Alem da quercetina, a cebola possui campferol e alicina. São flavonoides que evitam a formação de coágulos sanguíneos e previnem doenças cardíacas. Como são substâncias antioxidantes, também impedem que o colesterol oxide o organismo e forme placas de gordura nas artérias. Com os coágulos e o colesterol controlados, o risco de sofrer infarto, torna-se bem menor.

Esses elementos possuem outras funções: inibem a formação de tumores no intestino e têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Por isso, a cebola fortalece o organismo contra gripes e infecções e protege os vasos sanguíneos.

Mineral essencial

Em 100 gramas de cebola, há 404 mg de magnésio, mineral que auxilia na absorção dos carboidratos e ajuda os ossos e aproveitarem o cálcio que provém da alimentação, prevenindo a osteoporose.

Receita de purê de cebola

Ingredientes: 400 gramas de cebola, 1 colher de sobremesa de farinha de trigo, 1 copo de 200 ml de leite desnatado, 2 colheres de sopa de salsa picada, e sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo: descasque as cebolas e ferva durante 20 minutos. Escorra e passe pelo processador. Junte a farinha diluída no leite e leve ao fogo novamente, mexendo até engrossar. Retire do fogo, polvilhe a salsa e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário