Sem medo do volante



Conduzir um veículo no trânsito pesado do centro da cidade, fazer baliza e trafegar em rodovias são situações inimagináveis no seu cotidiano? Se você treme só de pensar em dirigir, pode acabar desenvolvendo uma fobia intensa, que prejudica suas atividades e relações sociais, atrapalhando a liberdade de ir e vir.


Supere traumas e coloque o pé na estrada, veja os passos para se livrar do medo do volante:

Motivos

* O medo de dirigir pode ter diversas causas, as mais comuns são insegurança em relação às técnicas de direçao, a falta de apoio da familia e traumas de vítimas de acidentes.

* As apreensões mais comuns são: perder o controle do carro, o veículo “morrer”, outros motoristas buzinarem ou agirem agressivamente, tirar o carro da garagem, subir ladeiras, atropelar alguém e bater o carro.

* A pessoa que tem fobia sente insegurança, ansiedade e baixa autoestima, devido à discriminação sofrida. Já os sintomas físicos vão desde sudorese, tremedeira e taquicardia até hipertensão.

* O problema  é mais comum nas mulheres e é agravado por históricos de ansiedade e depressão.

Assuma a direção

Ao identificar o medo de dirigir em si mesma ou em alguma pessoa próxima de você, a primeira atitude que se espera é reconhecer a necessidade de ajuda externa.

O atendimento psicológico e as aulas práticas com profissionais especializados em educação de trânsito para habilitados ajudam a vencer esta barreira.

Algumas dicas para dirigir com confiança

* Evite solicitar ajuda de familiares e amigos que nao têm paciência para ensinar.

* Dirigir é prática e a melhor forma de treinar é fazendo pequenos trajetos perto de casa.

* Lute contra pensamentos de autossabotagem, como “eu não sou capaz”, “pode acontecer alguma coisa ruim”, “o que vão achar de mim”.

* Experimente técnicas de relaxamento, respire calmamente e confie em si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário