Manias que viram doença



Confundidos com puro perfeccionismo ou mesmo camuflados num estilo de vida saudável, algums transtornos ameaçam a saúde. Se a prática de exercícios ocupa boa parte do seu dia, você passa o tempo arquitetando formas saudáveis de alimentação, vive no médico atrás de explicações para qualquer incômodo, entre outras coisas,  não deixe de ler esta postagem.



Não sai de casa sem verificar dezenas de vezes se a luz esta apagada, ou não consegue trabalhar se sua mesa não estiver com papéis e canetas alinhados? É hora de tomar cuidado.

Todas as características descritas acima são de pessoas que sofrem de doenças do excesso. Quem faz de tudo por uma alimentação saudável, pode ter ortorexia. Aqueles que malham em demasia e se enxergam sempre fracos, vigorexia. Perfeccionismo e organização além da conta podem ter desenvolvido o Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Causas desses transtornos

* Os traços de personalidade de risco são ansiedade, perfeccionismo, desejo de ter tudo sob controle e um senso exagerado de responsabilidade e de dever. A competitividade e o querer tudo encabeçam a lista dos motivos para esses comportamentos extremos.

* Está relacionada com a noção de existir, com a idéia de perda. Cada um de nós deseja tão especial que nenhuma doença vai nos pegar. Esse é o chamado pensamento mágico, presente em quase todas essas doenças do excesso.

* As pessoas são chamadas à produtividade o tempo todo e tentam se enquadrar em padrões inatingíveis. É o impulso de comparação para a competição, que está por trás de tudo isso. Aqueles que perdem a linha e entram para o grupo dos que cometem excessos tèm um sintoma em comum: exposição a um componente que causa compulsão pela repetição.

As doenças do excesso parecem ter a mesma causa. Há psiquiatras que delimitam estes transtornos no eixo dos transtornos obssesivos-compulsivos ou como transtornos aditivos ou impulsivos. Em comum, há repetição em excesso de algum ato na busca da diminuição da ansiedade ou angústia.

É importante saber que todos podemos ter traços obssesivos e isso não é ruim, pois nos deixa mais organizados, responsáveis e alertas. Porém, se os pensamentos e comportamentos repetitivos provocam sofrimento e fazem com que as horas do dia sejam gastas cumprindo rituais, é hora de procurar ajuda de um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário