Cuidados com o ar-condicionado



Com as altas temperaturas, muitas pessoas recorrem a esse sistema de refrigeração. No entanto, é preciso estar atento à manutenção do equipamento para evitar problemas de saúde.


Por quê?

A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que ademtram em nosso organismo pelo ar que respiramos. O ar-condicionado provoca o ressecamento dessa região e aumenta, com isso, as chances de contrairmos infecções respiratórias.

Quem sofre?

Todos podem ter algum tipo de problema devido ao mau uso do ar-condicionado, que vão desde desconforto até alergias ou outros problemas respiratórios.
Para pessoas com quadros de bronquite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), os riscos são ainda maiores, podendo levar a casos de sinusite, amigdalites e até mesmo pneumonia.

O que fazer?

manutenção de esses equipamentos é fundamental: os filtros devem ser vistoriados e limpos com regularidade, pois retêm impurezas que podem ser soltas no ambiente junto com ar refrigerado.
E isso não é apenas para o aparelho doméstico ou de empresas. O mesmo vale para o ar-condicionado dos carros, que deve passar por manutenção a cada 5 mil a 10 mil quilômetros rodados, ou cerca de um ano.
Para quem tem asma ou DPOC, principalmente acima dos 50 anos, que estão sujeitos a crises, indica-se a aplicação de vacina contra pneumonia para aumentar a imunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário