Dicas para economizar nas compras de Natal



Aqui vão algumas sugestões para ajuda-lo a sobreviver ao mês de maior consumismo do ano sem se endividar.


Como gastar menos sem passar sufoco nem vontade

* Estabeleça um limite de gasto antes de sair. É dificil fazer conta quando roupas e sapatos lindos parecem dizer “me leve” nas vitrines.

* Se gostar de algo, só compre no dia seguinte. Esse intervalo de 24 horas reduz as aquisições por impulso.

* Deixe o talão de cheques em casa. Essa antiga forma de pagamento é uma das piores inimigas do bolso, já que não precisamos ter dinheiro na conta para assinar as folhinhas.

* Evite andar com dinheiro e cartões de débito e crédito ao mesmo tempo. Colocar um deles por vez na bolsa limita o poder de compra.

* Tenha um sonho maior, como comprar um carro ou fazer uma viagem. Ao decidir comprar algo, pense que esse gasto podera atrapalhar ou adiar a realização do seu sonho.

Como sobreviver ao Natal

* Mantenha-se longe do campo inimigo: sabe aquela máxima de que os olhos não veem o coração nao sente? Quando se trata de consumo, ela se encaixa como uma luva! Vá visitar os parentes ou os amigos, caminhe com o seu cachorro, mais fuja dos shoppings. Eles são feitos para seduzir, e depois de entrar em um, é dificil sair sem sacolas.

* Mentalize o caos lá fora: parece dificil colocar em prática a primeira dica? Então lembre-se: em dezembro é práticamente impossível encontrar vagas nos estacionamentos e todos os caminhos que levam aos templos do consumo costumam estar congestionados. Tem cenário de terror melhor do que o sol, calor, engarrafamento e fila para parar o carro?

* Pense em 2012: muitas dúvidas que teimam em estourar nosso orçamento nasceram justamente na euforia das festas de fim de ano. Quando estiver prestes a se deixar levar por outra oferta de “12 prestações sem juros”, faça uma retrospetiva da dor de cabeça que o último Natal lhe rendeu e resista aos apelos e argumentos da vendedora.

* Seja original: há uma infinidade de programas baratos  e até mesmo gratuitos bem mais interessantes do que ficar disputando promoções em lojas abarrotadas de gente com pouco espíritu natalino. Que tal fazer um trabalho voluntário?
* Divirta-se de graça! Pesquisando temas do seu interesse na internet, você ficará impressionado com a quantidade de coisas que pode fazer sem gastar nada. E, quando a gente está ocupada se divertindo, sobra pouco tempo para perder em compras. Parques públicos são uma boa opção de lazer, gratuitos e longe dos shoppings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário