Como combater a azia


Se conhece como azia uma sensação de queimaçao que ocorre logo após ingerir determinadas comidas, mostramos a seguir algums conselhos para acabar com este problema. Pode durar uns minutos ou umas horas. Conheça quais são os alimentos responsáveis e os preparados naturais para combate-la.


A azia tem como origem a irritação do estômago ou do esófago, causado por diversos fatores como o álcool, as comidas gordurosas, a cafeína e o estresse. Eles destroem a membrana mucosa que recobre o estômago. Outros fatores que contribuem para ter azia são o hábito de fumar, os refrigerantes, frutas cítricas, comer depressa ou em excesso.

Dieta para evitar a azia

* Fazer no mínimo 5 comidas ao dia, a última refeiçao deve ser feira 2 horas antes de ir para a cama.
* A temperatura dos alimentos é importante porque tanto o frío como o calor são irritantes da mucosa gástrica, por isso devem estar mornos.
* A maneira de cozinhar: As frutas e verduras devem ser consumidas sem pele e sem semente; as carnes não podem estar muito cozidas, os alimentos fritos são desaconselháveis.
* Eliminar as gorduras em geral, e não comer doces em excesso, assim como optar por produtos lácteos desnatados, e beber muita água.
* Mastigar e comer devagarinho, evitando comidas muito condimentadas.

Infusões curativas para azia

* Aloe: em caso de ter azia, o suco desta planta contém um potente recuperador da mucosa gástrica. Consuma em comprimidos ou gotas, ao longo do dia.
* Linhaça: Contém mucilagens que ajudam a controlar a azia. Deixar de molho durante a noite 2 colheres de sementes de linho em água fria. Na manhã seguinte, coar o liquido e beber em pequenos goles ao longo do dia.
* Melissa: Ferver 100 ml de água e coloque uma colher de melissa, deixe amornar, e beba 3 xícaras ao dia em especial depois de comer.


Outros remédios caseiros para combater a azia: Bata no liquidificador uma maçã, e coma como purê ou suco. Beba também suco de uvas diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário