Dicas para limpar e usar corretamente a tábua de cortar alimentos


Saber como limpar e usar uma tábua de cortar alimentos corretamente é muito importante para nossa saúde, assim evitaremos contaminações cruzadas.



Um bom uso e limpeza da tábua de cortar alimentos é necessária para evitar possíveis intoxicações alimentares produzidas por uma contaminação cruzada. Por isso, além de utilizar uma tábua para cada grupo de alimentos, é importante seguir dicas de limpeza e evitar assim a proliferação das bactérias.

Para limpar as tábuas de cortar alimentos debemos utilizar água quente e sabão depois de cada uso, remover bem todos os restos dos produtos e secar com papel de cozinha. É importante secar sempre as tábuas para que a umidade não favoreça o crescimento de micro-organismos  assim como guardá-las em um lugar seco longe dos alimentos frescos. Além disso, lembre que as tábuas de cortar alimentos não duram para sempre e devemos mudá.-las quando apresentarem imperfeições, cortes profundos ou desgaste das bordas.

Madeira ou plástico?

Tanto a madeira, o suficientemente dura para cortar com segurança os alimentos e mole para a lâmina das facas, como o plástico são bons materiais para as tábuas de cortar. As preferências entre um e outro vão depender do gosto de cada um, porém todas devem atender algumas exigências básicas:

* não devem apresentar imperfeições como rachaduras ou gravetos.

* devem ser fáceis de limpar.

* não devem ter reentrâncias.

Além de tudo isso, é recomendável ter uma tábua para cada grupo de alimentos que possamos diferenciar facilmente seja numa cor diferente, ou comprando tábuas de plástico de diferentes cores. Por exemplo, você pode utilizar verde para as frutas e legumes, azul para os peixes, vermelho para a carne, e amarelo para pão e queijos.


Com estas dicas para limpar e usar a tábua para cortar alimentos vamos diminuir o risco de intoxicação alimentar, em primeiro lugar a segurança na cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...