Bacalhau e suas propriedades

A maior parte do bacalhau é destinado à obtenção de derivados e sua apresentação mais comum no mercado é seco e salgado, mostramos a seguir suas propriedades. O bacalhau salgado pode ser adquirido inteiro, em pedaços ou desfiado. A carne do bacalhau é rica em minerais como o fósforo, potássio, sódio, cálcio e magnésio.

Valores nutricionais do bacalhau

* É um peixe branco que contém gorduras recomendáveis nas dietas baixas em calorias, e sua carne é muito fácil de ser digerida.

* A carne do bacalhau é rica em proteínas de alto valor biológico.

* No que diz respeito as vitaminas merecem destaque as do grupo B, B1, B2, B6 e B9. Achamos também em menos quantidade as vitaminas D, E e A.

* Os minerais mais importantes são fósforo, potássio, sódio, cálcio e magnésio. O potássio é um mineral necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a atividade muscular. No entanto o fósforo é encontrado nos ossos e dentes, participa no sistema nervoso e na atividade muscular e em processos de obtenção de energia.

* Devemos ser conscientes que as propriedades do bacalhau fresco e do salgado e seco são muito diferentes, estes últimos contem mais proteínas, lipídios e sódio.

Por cada 100 gramas de porção comestível fornece:

* energia: 74,40 Kcal

* proteínas: 17,70 Kcal

* lipídios: 0,40 gramas



O omega 3 ajuda impedindo a formação das placas no interior dos vasos sanguíneos, o que significa uma importante proteção diante de doenças cardiovasculares. Estudos confirmam também que este tipo de gorduras reduzem a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário