Como controlar o ciumes


Em todo casal existe um espaço reservado para o ciúmes pois é uma resposta emocional que temos diante do medo de perder a pessoa amada. É normal e até certo ponto “bom” sentir ciúmes, por ser um sintoma que você está apaixonado, porém se perder o controle, sofrer de uma maneira exagerada pode ser um problema.



Ciúmes: bom o ruim?

Existem dois tipos de ciúmes, os gerados de modo controlado e contido que pode chegar a fortalecer a relação  e por outro lado, está o ciúmes doentio, com base em fatos sem fundamento e podem chegar a nublar a mente. O mais importante é a confiança no parceiro, se temos segurança nele os ciúmes serão menos duradouros e intensos.

Razões pelas quais podemos ter ciúmes

* Em primeiro lugar pode ser por experiências familiares sofridas, por exemplo ter visto os pais brigando por questões de fidelidade ou ciúmes.

* Devido ao padecimento de transtornos psicológicos como atitudes narcisistas, ou condutas paranoides.

* Falta de confiança em si mesmo ou insegurança são causas muito frequentes, e fazem duvidar do parceiro.

* Ter sofrido alguma experiencia parecida ao longo da vida, ou seja, medo a que a traição volte a acontecer.

Dicas para controlar o ciúmes

* Ser tolerante com o parceiro, deixar seu espaço para viver, pois um controle absoluto vai ser sufocante.

* Não culpar ninguém por seus atos ou pensamentos, ninguém é culpado que você sofra ciúmes, é um problema seu e deve resolver sozinho.

* Peça conselho a alguma pessoa próxima sobre seu sofrimento, familiares, amigos, colegas de trabalho, compartilhar ajuda a ver as coisas de outra maneira.

* Lute para manter sob controle o ciúmes raciocinando e obtendo a segurança necessária para enfrentá-lo e superá-lo.


Se mesmo depois de levar a prática estas técnicas o ciúmes permanece, se torna frequente e influenciam demais na sua vida, o mais recomendável é procurar um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário