Queimaduras causadas por pirotecnia


Aprenda os primeiros auxílios para saber o que fazer em caso de queimadura por fogos de artifícios ou elementos pirotécnicos caraterísticos das festas de fim de ano.



As festas encorajam os fanáticos da pirotecnia a brincar com fogos de artificio, elementos perigosos se você não souber fazer bom uso deles. Se quiser começar o ano sem sustos deve ter precauções ao manipular esses elementos para evitar queimaduras ou acidentes mais graves causados pela explosão que pode ocorrer nas mãos e nos braços.

Porém pareçam inofensivos, uma simples chama pode acender fogo na roupa, por isso devem ficar longe das crianças. Não é à toa que nesta época do ano os fogos de artificio são os principais acidentes nos pronto-socorro, sendo os jovens entre 5-14 anos os mais afetados.

O que fazer em casos de queimadura por fogos artificiais

Conforme a gravidade da queimadura deve-se atuar de uma forma ou de outra. O 90% das queimaduras são de primeiro grau, mais em caso de queimaduras mais graves, de 2º  e  3º grau o modo de agir deve ser diferente. No caso de dores é bom administrar água e um analgésico suave.

* Queimadura de 1º grau  a região queimada fica vermelha e a pessoa sente dor. No caso da pele ficar, tente tirar a roupa, objetos (anéis, relógio, pulseiras) da área, refrescar com água fria por 10 minutos, não coloque gelo. Depois pode colocar uma compressa fria para aliviar a dor da queimadura. Não coloque cremes para evitar infecções  Cubra com uma gaze limpa e seca. Se depois das 48 horas há infecção, febre ou dor você deve se encaminhar a um hospital.

* Queimadura de 2º grau  lave a área queimada com água fria por 5-10 minutos. Se houver bolhas passe um antisséptico e cobrir com uma gaze limpa e seca sem quebrar a bolha.

* Queimadura de 3º grau:  não tire a roupa do queimado aderida à pele nem rompa as bolhas. Aplicar água fria na área e enrole a pessoa num lençol ou pano umedecido em água ou soro. A pessoa queimada deve ser levada com urgência ao pronto-socorro mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário