Natal e Ano Novo, o que fazer para não engordar?



Fazer dieta e cuidar do nosso corpo em dezembro é quase impossível. No entanto, sim você pode desfrutar das delicias da mesa de Natal e Fim de Ano e manter o peso. Seguindo algumas dicas simples e não exagerando na comida é possível, veja como:


Primeira dica: Esteja atento e não se deixe levar

Nestes dias, se você comer sem controle poderá ganhar até 4 quilos. Este é um aumento de peso muito importante, mais ainda para as mulheres, tendo em conta quanto custa perder peso principalmente após os 40.

Este aumento é justificado porque em uma refeição ou jantar de Natal podemos chegar a ingerir o triplo de calorias do que o habitual. Além disso, desde o início de dezembro e também em janeiro comemos muito mais. Por quê? Veja a seguir:

# Mudança na rotina. Às vezes nossos dias passam sem dar qualquer satisfação e quando chega uma data especial como as desta época "celebramos", sem perceber, mesmo antes de do começo delas.

# Tensão e estresse. A preocupação de que tudo corra bem e que não surjam confrontos entre as famílias nos leva a ficar tensos. Isso leva à ansiedade, que a remediamos comendo.

# "Copiar" outras pessoas. Se não se controlar, adoptará o comportamento dos outros automaticamente. Tente não se deixar levar pela pressa e ansiedade dos outros integrantes da mesa.

Não é necessário deixar de comer, apenas comer com moderação. Ouça o seu estômago e diminua ao sentir-se saciado. Se algo chama muito sua atenção, primeiro tente imaginar o sabor que vai ter.

Segunda dica: A dieta começa no supermercado

Ao fazer compras, lembre-se que os dias de festa são poucos, e não o mês inteiro. Se você começar muito cedo a armazenar os produtos, é você quem depois ganhará as calorias em excesso, mesmo sem querer.

Terceira dica: A ansiedade desaparece quando você saboreia

Em vez de comer rapidamente, mantenha a comida na boca por alguns segundos. O gosto dos pratos típicos do Natal ão muito peculiares e diferentes dos do resto do ano. Então, aproveite para apreciá-los lentamente. Se você fizer isso, desfrutará da mesa de Natal e comerá menos.

Quarta dica: Ninguém quer ganhar peso, menos seus convidados

Tenha certeza de que, assim como você pensa (que as celebrações são um risco para o seu peso e também para a sua saúde), tambem o pensam seus convidados. Sem dúvida, eles irão apreciar as comidas coloridas, um pouco mais leves e digestivas.

Quinta dica: não se esqueça de café da manhã e lanches

# Pequeno-almoço. Você pode pegar uma fatia de pão com azeite de oliva e queijo. Para beber, um suco de fruta ou, se preferir, a fruta inteira. Por apenas 360 calorias, você está tomando tudo o que o corpo precisa bem cedo, mesmo nestas épocas, quando comemos mais.

# Lanches. No meio da manhã, um iogurte com nozes ou frutas picadas e um chá. No lanche, coma biscoitos integrais e beba um suco de frutas (durante as duas primeiras semanas) e nos dias de depuração um suco de maçã ou pêra, ou uma tigela de caldo de legumes.

Estas duas refeições ajudam a pessoa a chegar ao prato principal com menos fome e menos vontade de comer. Devemos lembrar que se nos deixarmos levar e comemos sem pensar, podemos nos arrepender no final de janeiro, quando chegarmos perto da balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário