Diferenças entre alimentos light e diet



Nas prateleira dos diferentes supermercados, vamos encontrar que algumas embalagens de alimentos divulgan ser Diet, uma palavra que em Inglês significa dietético, e outros alimentos que indicam ser light, o que em Inglês vem a ser leves, também aparecem etiquetas que dizem sem calorias ou baixas calorias. O que eles realmente significam? Qual é a diferença real entre produtos light e diet?


Alimentos diet são aqueles cujos componentes foram modificados, seja porque têm menos carboidratos e mais proteínas, menos gordura, ou um aumento em sua composição de minerais.


Geralmente são comercializados produtos que dizem ser diet, acompanhados com as etiquetas que dizem Fortificado com... ou Extra... e alí aparece ferro, cálcio, vitaminas, etc. Finalmente são produtos equilibrados, e embora trate-sse de alimentos baixos em calorias, a maioria simplesmente são feitos de forma mais natural integrais, ou para pessoas com problemas: sem glúten para celíacos, livres de açúcar para diabéticos ou com soja para pessoas intolerantes a lactose.


Ligth são os produtos que são reduzidos em uma porcentagem em algum de seus componentes, abaixo do valor que apresentam em seus produtos originais. Por exemplo, um 60% menos de gordura ou 25% menos de calorias, e não indicam qualquer outra coisa a mais do que isso.


Vai ser muito comum encontrar os rótulos com as lendas “sem calorias” ou “baixas calorias”, a primeira entre as bebidas, o que é impossível e denota que o produto terá menos que 2calorías por porção e a segunda, indica que o produto terá menos de 45 calorias, mas em ambos os casos, o recipiente deveria dizer claramente de quanto trata-sse é uma porção.


Por tudo isso aconselhamos ler com cuidado os rótulos, e ante qualquer dúvida ligar para o número que aparece na embalagem e, acima de tudo pedir a opinião de um médico ante as dúvidas se os alimentos ajudam na saúde ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário