Mania de guardar coisas



Compulsive hoarding ou disposofobia, esse é o nome do distúrbio de comportamento em que as pessoas apresentam um desejo compulsivo por acumular todo tipo de coisas, a maioria sem utilidade nenhuma.


Como começa?

* As causas conhecidas até agora estão relacionadas apenas a fatores genéticos.

* O problema também está associado à síndrome de Diógenes ou síndrome de miséria senil porque normalmente, as pessoas com esse distúrbio guardam coisas velhas, que parecem lixo e que produzem mau cheiro.

Acumulação extrema

* Um brinquedo quebrado, um jornal velho, um utensílio estragado. Com o tempo, os objetos sem uso vão se somando e tomando conta do ambiente. É aí que a questão deixa de ser normal e se torna um transtorno.

* A disposofobia acontece quando essas coisas passam a ocupar um lugar exagerado na casa e tem aparência de lixo.
Quem sofre com o transtorno não se incomoda com a bagunça de sua casa. Tanto que elabora estratégias para viver e se locomover em meio a tudo o que acumula. Como se trata de um comportamento compulsivo, as pessoas não conseguem controlar e criam todo tipo de explicações e desculpas para se justificarem.

Isso acontece porque a pessoa sente medo de jogar alguma coisa fora e mais tarde precisar dela. A valorização dos objetos guardados é tão grande que apenas o fato de pensar em se desfazer deles gera uma angústia profunda.

Reassumindo o controle

As consequencias da disoposogobia são muitas. Em casos mais graves, crianças precisaram deixar suas casas e viver na rua por falta de espaço.
Além disso, a pessoa pode desenvolver asma, se envolver em incêncio e ainda criar grandes problemas para os familiares e vizinhos, levando muitas vezes, ao isolamento social.
Assim, o primeiro passo para o tratamento da síndrome e a terapia, que visa mostrar os aspectos negativos desse distúrbio e como ele afeta sua vida pessoal e social.
Isso é muito importante para que os acumuladores consigam, aos poucos, se desfazerem de tudo o que é inútil em suas casas e abandonarem, de vez, esse hábito tão prejudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário