Dicas para comer saudável no Natal



Chegam as tradicionais festas de natal e fim de ano e voce é convidado a todos os tipos de comemorações, despedidas e reuniões. Chegam os excessos à sua mesa e, com eles os problemas digestivos, o aumento de peso e os transtornos decorrentes da ingestão de gordura excessiva. No entanto, todas essas conseqüências podem ser evitadas ou diminuídas com dicas super simples que apresentamos a seguir.

Atenção com as sobremesas! 
Além dos pratos principais, as sobremesas são outro ponto que devemos ter em nosso foco, para ter um “doce”, e não amargo Natal. Como é explicado por especialistas, muitas vezes as sobremesas fazem mal e tendem a descompensar e fazer sentir mal as pessoas com diabetes ou que têm problemas de estômago, por exemplo. Eles indicam que é hora de sobremesas caseiras que não fazem tantos danos como as pêras ao vinho, ou o bolo de morango ou uvas. 

Quanto aos doces de Natal, que nestes momentos invadem os shoppings e sao outras das tradições, os especialistas não vêem problema se consumidos com moderação. O torrone normalmente possui, entre outros ingredientes, amêndoas que tem gorduras insaturadas que não afetam o aumento do colesterol. Por esta razão, as pessoas que têm o açúcar ou colesterol um pouco alto não tem que evitar seu consumo, sim controlar a quantidade dele. 

Agora, lembre-se que o torrone tem muitas calorias. E é que muitas vezes as pessoas se preocupam com o peso que podem ganhar com esses doces. Neste sentido, como ja mencionamos é importante comer quantidades moderadas e de maneira oportuna.

As entradas e pratos principais 
Para os pratos principais, nada melhor do que peru ou frango, ou algum peixe assado, por exemplo. Os primeiros são de baixo teor de gordura e ricos em proteínas de qualidade, enquanto os peixes, especialmente os azuis, são muito saudáveis, especialmente para pessoas com colesterol alto. Todos esses alimentos devem ser cozinhados em seu próprio suco, daí a importância do uso de técnicas culinárias que facilitam isso. 

Você pode decorar estes pratos com ervas aromáticas, azeite de oliva ou guarnições suaves a base de verduras cozidas ou preparadas junto com a carne ou o peixe. É importante dizer que se a carne de boi tem entre 250-350 calorias por cada 100 gramas, o peru não excede as 114 e o frango 110, as batatas fritas somam 264, enquanto que feitas no forno somam 120 calorias. 

Quando se trata de entradas, tenha em mente que geralmente engordam mais que os pratos principais, isto deve-se a que são consumidas em pequenas quantidades, mais tem muitas variedades e geralmente desejamos provar todas elas. Optar pelas entradas leves e ter em mente o conteúdo de calorias de cada uma é uma ótima sugestão.


Bebidas alcoólicas 

O álcool, em uma cultura como a nossa, esta sempre presente nessas datas. Como a maioria das coisas típicas destas datas não é recomendado evitar seu consumo, mas sim limitá-lo aos valores recomendados, especialmente se a pessoa tem algum tipo de patologia que pode ser agravada pelo consumo, também é recomendado consumir produtos de qualidade e moderadamente assim como no caso dos alimentos. 

Um bom vinho ou champanhe, se for tomado em quantidades adequadas (dois copos por dia para homens e um para mulheres), irá causar menos danos e menos dores de cabeça na manhã seguinte.


Valor calórico de alguns alimentos típicos do Natal

* Torrone 470 kcal cada 100 grs
* Cerveja 95 kcal por cada copo de 200 ml
* Champagne 69 kcal por cada taça de 150 ml
* Perú 114 kcal por cada 100 grs

Nenhum comentário:

Postar um comentário