O pesadelo das mães: os piolhos



Na época do calor é propícia para a aparição dos odiosos piolhos. Muitos pais se desesperam ao saber que seus filhos têm piolhos, isso não se relaciona com a higiene, nem com o tamanho da cabeleira, a classe social, e muito menos é uma doença.



O piolho adulto tem 6 patas e o tamanho de uma semente de sésamo, sua cor vai do beige ao gris, e quando se alimenta, do sangue que suga do couro cabeludo, pode voltar-se mais escuro. A parte mais frequente de acha-lo é atrás das orelhas, ou no nascimento dos cabelos, na nuca.

A fêmia põe até 10 ovos por dia, chamados lêndeas. O sintoma mais comum da pediculose, é a coceira, e algumas vezes ao coçar pode causar feridas e infecções na pele.

Como reconhecer o inimigo: A tarefa de detetar os piolhos não é fácil, é preciso revisar o coro cabeludo, separando os cabelos em várias seções, prestando atenção na nuca e atrás das orelhas. A melhor ferramenta é o pente fino de metal, penteando o cabelo da raiz até as pontas. Terminada á inspecção, é preciso lavar os cabelos com produto pediculicida, e lavar com água quente os pentes. Logo após deve-se revisar os restantes membros da família.

Cómo evita-los: Os piolhos passam de uma cabeça para outra com muita facilidade, por isso se sugere: lavar os cabelos frequentemente, passar o pente fino diariamente, revisar a cabeça das crianças, limpar pentes frequentemente,passar o aspirador no assento do carro aonde as crianças apoiam a cabeça.

Remédios caseiros contra os piolhos

* O vinagre branco ou de maçã são muito efetivos, junte um copo de vinagre com a mesma quantidade de água quente, coloque o líquido no cabelo, e cubra a cabeça com um gorro, deixe atuar por 2 horas, lave os cabelos e pase o pente fino.

* Ponha 4 colheres de azeite de oliva no couro cabeludo, e massageie para distribuir o liquido por toda a cabeça. Coloque um gorro de ducha por 6 horas, repita o procedimento 3 ou 4 vezes na semana.

* Ferva várias folhas de eucalipto por 15 minutos, em um litro de água. Acrescente o suco de 1 limão. Aplique nos cabelos fazendo massagem e deixe por 30 minutos. Logo após, enxágue e lave os cabelos normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário