O abacaxi: seus benefícios



Repleto de fibras, o abacaxi coloca o intestino para funcionar e acelera a digestão, liberando tudo o que nao será aproveitado pelo corpo, ajudam na formação e no trànsito do bolo fecal, previnindo e combatendo a prisão de ventre.


Um outro destaque dentre os componentes do abacaxi é a bromelina, uma enzima que facilita a digestão, melhora a absorção dos demais nutrientes, dissolve o muco ou catarro dos pulmões, facilitando a expectoração, e ainda tem ação anti-inflamatória. Essa enzima se concentra na parte central da fruta. Comer uma fatia de abacaxi após as principais refeições ajuda a amenizar a sensação de peso no estômago.

Outros benefícios da fruta é que também contém cálcio, responsável pela formação óssea; magnésio, que facilita a absorção do cálcio, proteínas e carboidratos; potássio, que regula a pressão e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos; além das vitaminas A,C e D, que garantem a saúde dos olhos, reforçam a imunidade e auxiliam na absorção de cálcio, respetivamente.

Quanto e como comer

Comer uma fatia ou rodela de abacaxi pelo menos 3 vezes por semana já é suficiente para obter os benfícios da fruta. A casca também pode ser aproveitada para preparar um poderoso xarope contra a tosse. Basta ferver 1 xícara de chá de cascas de abacaxi picadas com, meia xícara de chá de água até formar uma calda grossa. Coe, misture 2 colheres de sopa de mel e tome 1 colher de sopa a cada 4 horas.

Acerte na compra

Preste atenção se nao há manchas escuras na casca e se o cheiro está adocicado e agradável. Ás folhas, que não devem estar secas ou murchas, podem sinalizar o quanto o abacaxi está maduro. Puxe uma delas: quanto mais fácil sair, mais apropriada para o consumo está a fruta

Nenhum comentário:

Postar um comentário