Melhorar a circulação sanguínea das pernas


Siga estas recomendações para melhorar a circulação das pernas na sua vida diária e vai ver os resultados, a prevenção é a chave para evitar a aparição de varizes e outros problemas relacionados com a circulação ruim.



Bons hábitos

* Não cruzar as pernas, quando sentar debe acostumar a manter as pernas em repouso, se cruzar aperta a veia femoral que é a principal via de drenagem. Estique um pouco as pernas e não fique mais de uma hora e meia sem levantar.

* Descansar com as pernas elevadas, quando dormir, ler ou vendo a TV estique as pernas e apoie sobre uma almofada.

* Evitar saltos altos e roupa ajustada. Os saltos não devem ter uma altura maior a 3-4 centímetros, nem usá-los por muitas horas. As roupas ajustadas dificultam a correta circulação.

* Mexa os pés para ativar a circulação das extremidades inferiores, mexa os dedos dos pés dentro do calçado, se ficar muito tempo sentado, e subindo e descendo os calcanhares se ficar muito tempo em pé.

* É bom caminhar todos os dias pelo menos 30 minutos com ritmo rápido e com calçado esportivo anatômico. Logo de um dia inteiro com calçado, saltos é bom ficar descalço e caminhar na grama ou na praia porque atuam como massagem circulatório.

* Consumir mais fibra, menos sal e beber 2 litros de água ao dia.

Exercícios para melhorar a circulação das pernas

Diga adeus a vida sedentária, ficar muito tempo sentado ou em pé favorece a aparição da celulite, varizes e outros problemas. Esqueça o elevador, use as escadas e caminhe.

Em casa faça 30 repetições com cada perna: de pé apoiada numa cadeira com as costas retas, estique a perna para frente, atrás e para o lado.

* De pé suba os calcanhares e fique em ponta de pé, aguentar uns segundos e voltar a apoiar os calcanhares no chão.

* Deitado de lado no chão e apoiado nos cotovelos, com uma perna flexionada, suba e desça a perna superior bem esticada.


Deitado no chão sobre um colchonete, mexa as pernas como se estivesse pedalando a bicicleta para ativar o fluxo sanguíneo.

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