Dicas para envelhecer de um modo saudável


Muitas vezes a velhice é um problema, mais não pela idade mais pela maneira de enfrentá-la. Certamente existem diversas formas de envelhecer, porém podem ser afetadas por questões genéticas, no entanto não são pre-fixadas. As pessoas são responsáveis das suas acoes e comportamentos ao longo da vida, por isso é importante pensar que disso vai depender uma velhice satisfatória e independente.



A concepção de velhice saudável é um processo que leva a otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. Para isso existem questões importantes a seguir: atividade física e social, exercícios mentais,lazer e voluntariado seja cultural, social ou educativo. Assim envelhecimento ativo é baseado no reconhecimento dos direitos dos idosos. Isto parece simples, mais na hora de executar é complicado.

O pensamento positivo é chave para a satisfação com a vida na velhice e a redução da mortalidade dos idosos. Assim, pessoas com uma imagem positiva do envelhecimento avaliadas 25 anos antes, viveram 7,5 anos mais do que aquelas com imagem negativa, segundo especialistas. Por isso a atitude é uma proteção contra  a diminuição das capacidades físicas dos idosos. Estudos confirmam que o envelhecimento ativo não somente inclui uma boa saúde sem deficiências físicas mais também hábitos saudáveis.

Dicas para ter uma velhice ativa

* Manter laços sociais, compartilhar experiências e valorizar suas vivências.

* Traçar novas metas, procurar novos passatempos, e neste ponto é bom incorporar na sua vida a tecnologia aceitando as mudanças dos novos tempos.

* Reunir-se com a família desenvolvendo o bom humor.


* Alimentação saudável e fazer exercícios, isto vai fazer com que sua autoestima cresça, é importante também procurar sua independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário