Receitas saudáveis com peru para o Natal



Durante as festas de fim de ano muitas pessoas querem fazer diferentes e deliciosos pratos, e que além disso sejam saudáveis. O peru é um prato clássico do Natal, é muito nutritivo e também tem uma baixa quantidade de gordura. Portanto, apresentamos algumas receitas de peru que podem ser uma boa alternativa para estas datas.


Receita de peru recheado

Ingredientes (Para 12 pessoas)

90 g de manteiga, derretida
150 g de mostarda
3 dentes de alho moído, sal e pimenta a gosto
1 peru de 6 kg
2 xícaras de sidra
Para o recheio:
90 gramas de manteiga
1 alho-poró cortado em fatías
8 salsichas moídas
4 maçãs em fatías
12 castanhas ou nozes picadas
1 litro de cidra
Sal e pimenta a gosto

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200° C. Misture a manteiga com a mostarda, alho, sal e pimenta, espalhar esta mistura no peru por dentro e por fora. Rechear o peru e amarra-lo com fio de cânhamo, cobrir as coxas com papel alumínio e coloque em uma assadeira. Logo banhá-lo com cidra.

Leve ao forno coberto por 3 horas ou até ficar bem cozido. Arrume em uma travessa e deixe descansar 15 minutos antes de corta-lo. Para o recheio: aqueça a manteiga e frite o alho-poró até dourar, adicione as salsichas e maçãs, deixa 5 minutos em fogo baixo. Adicione os ingredientes restantes e retire do fogo quando a sidra seja consumida.

Receita de peru com iogurte e especiarias

Ingredientes

2 copos de iogurte inteiro, o mais espesso que encontrar
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
3 alhos
1 1/2 colher de cominho
1 1/2 colher de coentro
1 1/2 colher de pimenta da Jamaica
1 1/2 colher de sal
1/2 colher de chá de Pimenta de Caiena

Preparação

Lavar, secar e remover a pele do peru. Em seguida, preparar a marinada, colocando o iogurte em uma tigela e adicionando os temperos e, finalmente, a pimenta de Caiena. Mexa bem até formar uma pasta grossa e espalhe pelo peru, primeiro sob a pele e, em seguida, em toda a volta.

Coloque o peru em um pequeno saco plástico e lacre firmemente. Coloque na geladeira durante a noite. Para assar, coloca-lo em uma assadeira e lava-lo ao forno pré-aquecido, seguindo as mesmas instruções da receita do peru anterior no que refer ao recheio. Asse até que fique bem dourado por fora e cozido por dentro. Retire do forno, deixe esfriar por 1 hora e fatie. Sirva a temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário