Marmelo, uma fruta digestiva e adstringente



O marmelo é uma fruta digestiva e adstringente pelo seu conteúdo em taninos e fibras.



Propriedades nutricionais

Os carboidratos constituem o principal componente do marmelo, que apresenta pouco conteúdo em proteínas e lipídios. Seu valor energético é muito baixo.

No que diz respeito às vitaminas, o marmelo apresenta pequenas quantidades de vitaminas A, C, B1, B2 e B3. Entre os minerais destaca-se a presença de potássio, porém fornece fósforo, ferro, cálcio e uma quantidade mínima de sódio. Na sua composição é importante o elevado conteúdo de fibras, pectinas, taninos e substâncias gelatinosas.

Por cada 100 gramas de marmelo, fornece 25,22 kcal, o,40 gramas de proteínas, 6,30 carboidratos, 6,40 gramas de fibras. De vitaminas a cada 100 gramas fornece 0,02 gramas de vitamina B1, 0,02 de vitamina B2, 0,04 de vitamina B6, 13,00 de vitamina C, 0,20 de vitamina B3.

Benefícios para à saúde

Esta fruta é rica em pectinas, por isso, é adequada para pessoas com níveis elevados de colesterol no sangue, contribuindo na sua redução.

Contém taninos, por isso produz efeito adstringente muito eficaz no caso de diarréia.

O pigmento vegetal que dá cor à fruta contém ácido málico de efeito desinfetante, que ajuda na eliminação do ácido úrico. São recomendáveis também em casos de hemorroidas e conjuntivite.

Receita de doce de marmelo

Ingredientes: 2 kg de marmelos, 800 gramas de açúcar, 2 litros de água, suco de meio limão.

Modo de preparo: ferva numa panela a água, descasque os marmelos e corte em pedaços pequenos, retirando o coração e as sementes. Coloque-os em uma tigela com o suco de limão e ferva por 25-30 minutos. Quando fiquem cozidos bata no liquidificador até ficar um puré. Acrescente o açúcar e cozinhe na panela por 20-30 minutos, removendo para que não grude. Quando ficar espesso e mude de cor, fica pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário